Blindagem cresce no Brasil e já equipa carros menores
O Brasil é um dos líderes mundiais em blindagem, aponta a Abrablin (associação das blindadoras). A entidade está concluindo os números consolidados de 2010, mas deve registrar a proteção de cerca de 7.000 veículos. Em 2000, foram 3.600.
De acordo com a entidade, 88% dos veículos são dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Dos clientes, 70% empresários, e os carros grandes ainda são maioria.
O Toyota Corolla é o modelo líder no ranking de blindagem da Abrablin, seguido por Chevrolet Captiva, Hyundai Vera Cruz e Land Rover Freelander.
A blindagem, porém, já chega a carros menores. A Dupont lançou nesta semana a blindagem Armura para Chevrolet Agile e Honda Fit. Antes o sistema estava disponível apenas para Toyota Corolla, Chevrolet Vectra, Honda Civic e Mitsubishi Pajero TR4.
A blindagem Armura é a mais barata (a partir de R$ 18.950), mas equivale ao nível 1 -- ou seja, suporta até calibre 38.
De acordo com a DuPont, são utilizadas fibras de kevlar na carroceria e um plástico ultrarresistente nos vidros, aumentando em só 90 kg o peso total. A instalação demora de 15 a 20 dias.
A blindagem nível 3A, a mais comum, pesa 200 kg, custa R$ 55 mil e leva até 45 dias para ser instalada. A diferença é que suporta calibre até 44 e submetralhadora.
Comentários