Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 11 de Maio de 2011 às 22:05
Por: SANDRA COSTA

    Imprimir


A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio da Sala da Mulher, realizará no próximo dia 16 de maio, às 14h, no Plenário das Deliberações Renê Barbour, audiência pública para debater Políticas Públicas para a Proteção de Crianças e Adolescentes. Requerido pelo presidente da Casa de Leis, deputado José Riva, o evento terá a participação do senador Magno Malta, presidente da CPI da Pedofilia.

De acordo com a coordenadora da Sala da Mulher, Janete Riva, um dos assuntos a serem discutidos é sobre a prevenção e combate à violência infanto-juvenil na grade curricular da Universidade Estadual. “Especificamente nos cursos de Licenciatura, para que nossos professores, que são os primeiros na linha do enfrentamento, saibam lidar; a quem recorrer e como trabalhar com o aluno que passa por agressão”, afirmou Janete Riva.

O combate a pedofilia é um das principais bandeiras da Sala da Mulher, coordenadoria responsável pelas ações sociais do Poder Legislativo. Dados divulgados neste ano pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) apontam que 70% das crianças moradores de rua já sofreram algum tipo de violência. Além disso, outras 30,4% são usuárias de drogas; 30,6% sofreram violência física e 8,8% abuso sexual.

PROGRAMAÇÃO – Maio é o mês de enfrentamento a exploração sexual contra crianças e adolescentes. A audiência pública faz parte de uma série de eventos a serem realizadas em parceria com o Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nos próximos dias.

A abertura oficial dos eventos realizado pelo Estado está programada para o dia 11 de maio, às 8h30, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso. Serão realizadas palestras, haverá também lançamento de campanha, panfletagem em locais públicos, visitas às escolas, exibição de filmes. Nos dias 18, 19 e 20 de maio acontecerá, no auditório das Promotorias de Justiça, o seminário Convivência Familiar e Comunitária de Crianças e Adolescentes: Direitos Humanos e Justiça.

Em Várzea Grande, as ações iniciam na próxima segunda-feira (09.05) com palestras nas escolas, distribuição de faixas e panfletagem no terminal rodoviário, praças e no Zero Quilômetro. No dia 18, haverá apresentações culturais nas escolas abordando o tema, além de premiações aos alunos com melhores redações referentes ao assunto. Já em Cuiabá, a Câmara de Vereadores também fará audiência pública no dia 16, às 8h, e ato público no dia 18, com panfletagem.

Para Janete Riva, as ações em conjunto com todas as instituições públicas demonstram que o estado de Mato Grosso se une a fim de reduzir o número de crianças e adolescentes vitimado por este mal que está presente no seio familiar. “Quanto maior o número de pessoas envolvidas, mais forte será a chancela desta ação e estaremos contribuindo ainda mais para a criação de políticas públicas que melhorem a vida de nossos meninos e meninas”, conclamou Janete Riva.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/92059/visualizar/