Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 09 de Maio de 2011 às 15:54

    Imprimir


No cinema, Osama Bin Laden ainda está para ter seu grande intérprete, o que deve acontecer em breve. Embora seja alvo de uma enxurrada de documentários e fantasias estapafúrdias em dia de Halloween, o terrorista quase não aparece em filmes de ficção.

É certo que o novo inimigo das produções de Hollywood são terroristas islâmicos fundamentalistas, que tomaram o lugar dos vilões soviéticos de sotaque carregado da Guerra Fria.

"Talvez a razão disto seja porque o inimigo real é um grupo de pessoas, gente sem rosto, em grande número, do Taleban e da Al Qaeda", disse o acadêmico Leo Braudy, professor da University of Southern California e especialista em cultura pop. "De certa maneira, os trabalhos que mais representam este medo dos americanos são os filmes de zumbi."

Com a notícia do assassinato, diversos projetos de filmes sobre Bin Laden surgiram ontem na internet, o mais importante deles da diretora Kathryn Bigelow, ganhadora do Oscar por "Guerra ao Terror".

Segundo a "Variety", o roteirista Mark Boal, companheiro de Bigelow, estava seguindo o time que matou Bin Laden para escrever seu novo filme, "Kill Bin Laden", a ser rodado no meio do ano. O longa deverá incluir uma sequência de 40 minutos da troca de tiros na mansão no Paquistão.

Foi aos poucos que o inimigo número 1 dos EUA se transformou em ícone da cultura pop, especialmente entre os bad boys do rap ou do grafite.

Algumas semanas depois do 11 de Setembro, o desenho animado "South Park" fez uma paródia de Bin Laden. Mas, ao contrário do tom ácido que o seriado reserva aos costumes americanos, o episódio foi estranhamente pró-americano.

Em 2002, Emimen apareceu de barba e turbante, fazendo rap numa caverna, no videoclipe de uma de suas músicas mais famosas, "Without Me". No grafite, se multiplicam as imagens em estêncil do líder terrorista, pichadas no mundo todo. Há quem diga que até Bansky já retratou Osama, mas o artista urbano inglês nunca confirmou.

Ontem, no paredão de uma estrada em Orange County, na Califórnia, surgiu o desenho de uma bandeira americana de ponta-cabeça com o escrito "R.I.P. Osama" [sigla para descanse em paz]. O grafite foi prontamente apagado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/92351/visualizar/