Presidente da CNBB diz que não vai disputar reeleição ao cargo
Dom Geraldo Lyrio Rocha, atual presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), anunciou nesta segunda-feira que não vai disputar a reeleição ao cargo. De acordo com o estatuto da entidade, Lyrio Rocha tem direito a mais um mandato.
A primeira votação para eleger a próxima presidência da CNBB está marcada para a tarde desta segunda-feira. O processo eleitoral faz parte da 49ª Assembleia Geral da CNBB, reunida desde o dia 4 em Aparecida, no interior de São Paulo.
Além do presidente, serão eleitos também o vice-presidente, secretário-geral e presidentes das Comissões Episcopais Pastorais.
Os três cargos máximos são definidos em duas votações separadas, onde o candidato eleito deve receber dois terços dos votos. Caso isso não aconteça, duas outras votações serão realizadas, onde será eleito quem obtiver maioria absoluta. Em caso de empate, uma quinta e última votação será feita apenas com os dois nomes mais votados.
As possíveis indicações começaram nesta manhã, durante as reuniões regionais.
A CNBB tem hoje quase 300 potenciais candidatos à presidência. Só podem ser indicados os cardeais, arcebispos e bispos diocesanos --que estão à frente de uma diocese.
Comentários