Governo lança campanha contra as queimadas
O Governo de Mato Grosso, em parceria com o Ministério Público, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e o Comitê Estadual de Gestão do Fogo, lança hoje o Programa Integrado “Mato Grosso Unido Contra as Queimadas”. É a primeira vez que o Estado se antecipa ao problema. As campanhas eram lançadas só no segundo semestre do ano, com o início do período proibitivo das queimadas, muitas vezes quando a fumação já havia tomado conta de muitas cidades.
O plano propõe união de esforços para uma ação preventiva de educação ambiental envolvendo os Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, nas esferas estadual e municipal, e representantes da sociedade civil. O objetivo é levar à população informações sobre os malefícios do uso indiscrimado do fogo, nas áreas rurais e urbanas, e sua respectiva responsabilização.
Nessa primeira fase serão disponibilizadas 2 mil cópias de vídeos educativos e programas de rádio para todo Estado; 10 mil fascículos; 10 mil cartazes e 100 mil gibis, distribuídos de forma ordenada pela Superintendência de Educação Ambiental do Estado.
Na primeira fase, de caráter preventivo de educação ambiental, ainda serão realizadas 12 audiências públicas em Rondonópolis (09.05), Sinop (12.05), Tangará da Serra (16.05), Juara (23.05), Juína (24.05), Aripuanã (25.05), Alta Floresta (07.06), Guarantã do Norte (08.06), São Félix do Araguaia (14.06), Canarana (16.06) e Cáceres (21.06). Em Cuaibá, a audiência já foi realizada esta semana.
Comentários