Caminhada reforça importância do combate à hipertensão
Em celebração ao Dia Nacional de Hipertensão Arterial, comemorado em 26 de abril, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) promove campanha nacional com o slogan “Quem tem bom coração combate a hipertensão”. Em Cuiabá, a iniciativa ganhou força com a Caminhada de Prevenção e Combate à Hipertensão, realizada no sábado (30/04), a partir das 7h, com saída do Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá.
Desde abril de 2008, a Capital mato-grossense também celebra o Dia Municipal da Hipertensão em 26 de abril. A Unimed Cuiabá é parceira e foi representada no evento pelo diretor secretário, Renato de Mello, pelo diretor financeiro, Douglas Alberto de Arruda Gomes, e o membro do Comitê Educativo, Fábio Liberali. A caminhada contou ainda com a participação do diretor administrativo do Departamento de Hipertensão da SBC e médico cooperado da Unimed Cuiabá, Luiz Scala.
Lançada em 2010 sob o tema “Eu sou 12 por 8”, a campanha visa conscientizar a população sobre os benefícios de manter a pressão arterial em níveis adequados e sobre os riscos da hipertensão. Hoje, no Brasil, existem mais de 30 milhões de hipertensos que precisam entender e cuidar da sua saúde para viver mais e melhor. A pressão alta não controlada é a principal causa das duas doenças que mais matam no Brasil: o acidente vascular cerebral e o infarto do miocárdio.
Controlar a pressão - A cada ano, 300 mil brasileiros são vitimados pelas doenças cardiovasculares, principalmente causadas pela hipertensão. O grande desafio da campanha é que as pessoas percebam os benefícios de ter uma pressão normal ou controlada e a gravidade da hipertensão não tratada, façam um diagnóstico precoce e não abandonem o tratamento. No Brasil, estima-se que apenas 10%, dos cerca de 30 milhões de hipertensos existentes façam o controle adequado.
Mais informações no site www.eusou12por8.com.br.
Comentários