APM promove debate sobre Transtornos de Aprendizado
Em 25 de abril de 2011, a Associação Paulista de Medicina (APM), realiza novo debate, ao vivo, por webconferência, sobre Transtorno de Aprendizado. Neste encontro, os temas apresentados serão a ciência na compreensão dos transtornos de aprendizado e as evidências científicas atuais que sustentam o diagnóstico de dislexia. Com início às 20h30, será transmitido para as cidades de Franca, Santa Bárbara D’Oeste, Presidente Prudente, Botucatu.
“Os principais transtornos de aprendizado são a discalculia, uma desordem neurológica específica que afeta a habilidade de um indivíduo compreender e manipular números, a disortografia, dificuldade do aprendizado e desenvolvimento da linguagem escrita e, por fim, o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)”, explica o coordenador e psiquiatra dr. Wimer Bottura Junior. “Outro transtorno bastante comum, a dislexia, que causa dificuldade na compreensão de textos, será discutido com a psicopedagoga Tânia Freitas”.
Dr. Wimer alerta ainda que, embora os transtornos possam aparecer em qualquer faixa etária, as manifestações geralmente ocorrem na fase escolar. Por este motivo, devem ser diagnosticadas e tratadas a tempo, evitando eventuais sequelas emocionais para o resto da vida.
“A princípio, tudo pode ser considerado um transtorno de aprendizado, por isso é aconselhável procurar um profissional que possa fazer o diagnóstico. Há várias especialidades médicas qualificadas para o atendimento, como psiquiatria infantil, neuropediatria, pediatria, psicopedagogia e psicologia”.
O evento é destinado a pais, portadores, educadores, psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos. Poderá ser assistido pela internet nas regionais da APM. Os interessados poderão fazer inscrição pelo site da Associação Paulista de Medicina.
Comentários