Dantas pede apuração sobre vazamento de inquérito do mensalão
Os advogados do dono do banco Opportunity, Daniel Dantas, pediram no STF (Supremo Tribunal Federal uma investigação sobre o vazamento de um novo relatório da Polícia Federal sobre o caso mensalão.
O ministro do STF Joaquim Barbosa solicitou ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que se manifeste em cinco dias sobre o pedido.
Ele também aceitou pedido de Dantas para ter acesso ao inquérito 2474. Barbosa lembrou, no entanto, que a defesa dele só terá acesso aos anexos do inquérito, já que as partes principais estão nas mãos do procurador-geral.
Na semana passada, o ministro pediu à PGR (Procuradoria-Geral da República) que informe se dois denunciados na ação penal 470, do mensalão, são investigados nesse inquérito.
Só depois da resposta do procurador-geral o ministro vai analisar o pedido dos outros denunciados, que também pedem para ter acesso aos autos.
O relatório da PF, que cita Dantas, confirma em detalhes que existiu um esquema de desvio de dinheiro público para o PT e partidos aliados do governo no Congresso.
O texto traz as conclusões de um inquérito aberto em março de 2007 para aprofundar as investigações sobre a origem do dinheiro do esquema e seus beneficiários.
O novo relatório não será anexado à ação penal que corre no STF, pois vai compor outro processo que corre em segredo no Supremo desde 2007 e se encontra ainda na fase de inquérito.
Comentários