Câmara de Sorriso cobra aparelho de ressonância magnética para o HRS
Pensando nos pacientes que precisam de exames de ressonância magnética, os vereadores Luis Fabio Marchioro (PDT), Leocir Faccio (PDT), Profª. Marisa Netto (PSB) e Hilton Polesello (PTB) estão solicitando ao governo do Estado a instalação de um aparelho de ressonância magnética no Hospital Regional de Sorriso (HRS).
Com o equipamento é possível detectar o tamanho de alguns tumores, como os de cérebro; diagnosticar acidentes cerebrovasculares (como derrame); alterações específicas do corpo como estrutura das articulações e ossos, entre outras.
O exame de ressonância é feito em um aparelho que gera ondas eletromagnéticas e forma imagens precisas. Essas imagens são rebatidas em tempo real para um computador que fica na sala ao lado e um radiologista consegue visualizar tudo simultaneamente.
Na opinião dos parlamentares, o HRS que atende toda a região, necessita com urgência desse aparelho. “Conforme informações oficiosas, a Secretaria Estadual de Saúde teria recebido este equipamento de uma instituição nacional e estaria disponível para instalá-lo”, informa Marchioro.
Segundo ele, por já sediar o Hospital Regional, Sorriso, ao receber esse importante aparelho, poderá ser polo de saúde e beneficiar toda a região. Dados do IBGE apontam que, em pelo menos 13 cidades circunvizinhas, moram quase 326 mil pessoas. “Acreditamos que com o atendimento desta propositura, estaremos reduzindo filas e dando mais conforto aos pacientes, poupando-os de despesas de deslocamento, transtornos e riscos à saúde”, finaliza.
O pedido, feito por requerimento aprovado pelo plenário, será encaminhado ainda ao deputado estadual Mauro Savi.
Comentários