Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 17 de Setembro de 2013 às 01:24
Por: GUSTAVO NASCIMENTO

    Imprimir


Baixa umidade do ar e calor excessivo contribuem para aumento das queimadas em Cuiabá
Baixa umidade do ar e calor excessivo contribuem para aumento das queimadas em Cuiabá
Mais de 340 ocorrências de queimadas urbanas foram registradas na Capital nos últimos 45 dias. Três pessoas foram presas por incêndio criminoso e aproximadamente 285 multas aplicadas a proprietários de terrenos e lotes. 



Em agosto de 2013 foram atendidas 268 ocorrências, enquanto no mesmo período de 2012, haviam sido 145 casos. 



Na manhã de ontem (16), a cidade amanheceu coberta por uma cortina de fumaça. De acordo com a Defesa Civil Municipal de Cuiabá, somente nos últimos dois dias, quatro grandes focos de incêndio haviam sido contabilizados na Grande Cuiabá. 



Segundo o coordenador da Defesa Civil de Cuiabá e da Brigada de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas, Oscar Amélio dos Santos, a brigada de incêndio conseguiu apagar o fogo nas proximidades da fábrica da AmBev, no entorno do Centro de Eventos do Pantanal e próximo a região do Manso, na estrada para Chapada dos Guimarães. 



Na Serra de São Vicente, caminho para Rondonópolis, um acidente começou um incêndio na tarde de domingo. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma carreta contendo uma carga inflamável tombou na rodovia e acabou pegando fogo. O vazamento do óleo fez com as chamas se espalhassem para a região de mata. 



Até o presente momento equipes da Defesa Civil tentam combater as chamas, porém a forte incidência de ventos limita a capacidade de combate. “O avião não pode chegar muito perto porque venta muito, por isto ainda não conseguimos apagar o fogo”, afirmou Santos. 



De acordo com a Defesa Civil Municipal de Cuiabá, em 2013 houve um aumento de 30% no número de queimadas urbanas em relação ao mesmo período de 2012. 



Para Oscar Amélio, o aumento do número de ocorrências se deve a elevação da temperatura, somado à baixa umidade relativa do ar, e à grande quantidade de massa orgânica, gerada pelo grande volume de chuvas no mês de julho. 



Cuiabá ainda tem outro agravante, o grande número de área verde. São 45 hectares de áreas de preservação permanente, excluindo parques e outras grandes áreas como no entorno do centro de eventos. 



Ele afirmou que a proibição de queimadas na área urbana é válida durante todo o ano. Na zona rural, o período proibitivo terminou ontem (16). 



PREVISÃO - De acordo com 9º Distrito de Meteorologia de Mato Grosso, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para hoje é que os termômetros alcancem à máxima de 34°C e a mínima de 25ºC. Há também uma possibilidade do sol ficar entre nuvens com pancadas de chuvas e trovoadas na Capital. 



DENÚNCIAS – As denúncias de queimadas urbanas podem ser feitas através do 193. Já para denunciar a má conservação de terrenos baldios, o número de contato é: 3616-9614 ou 8445-7222, entre as 8h às 18h. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/9546/visualizar/