Repórter News - reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Quarta - 13 de Abril de 2011 às 06:22

    Imprimir


Servidores públicos federais realizam hoje, a partir das 14h, no auditório da Assembleia Legislativa, mobilização contra aprovação do Projeto de Lei (PLP 549/2010), em tramitação no Congresso Nacional, que pode gerar o congelamento do salário da classe por 10 anos. A medida, alerta o presidente da Federação Nacional dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Fenastc), Marcelo Henrique Pereira, poderá atingir por tabela servidores dos Poderes Legislativos e das Câmaras Municipais - abrindo precedente para colapso em setores considerados prioritários - caso da saúde e educação.

Ele lembrou que existe tendência de aprovação da proposta no Congresso - em razão da influência da presidente Dilma Rousseff (PT) sobre as bancadas. "Esse projeto contava com simpatia do ex-presidente Lula e vem ganhando reforço com o governo da presidente Dilma. Existe uma tendência de aprovação diante da meta do governo federal de ajuste fiscal. Já tivemos um exemplo das ações com a questão do salário mínimo, em que o governo federal conseguiu implementar o valor que queria, mesmo sob protesto da oposição", lembrou.

Destacou ainda que a situação é no mínimo preocupante porque o congelamento dos salários poderá gerar caos no serviço público - em decorrência da ineficácia dos concursos públicos que não deverão atrair concorrência - devido aos baixos salários. As mobilizações também vêm ocorrendo em outros estados, em cidades como Porto Alegre, Campo Grande, Rio Branco, Porto Velho, Fortaleza e Teresina.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/95719/visualizar/