Iniciativa do parlamentar aconteceu simultaneamente à entrada em funcionamento do site Geopresídios, do Conselho Nacional de Justiça
Wagner Ramos pede monitoramento eletrônico em presídios e cadeias
O vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Wagner Ramos (PR), pediu ao governador Silval Barbosa e ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, a criação de sistema de monitoramento por meio de áudio e vídeo – em tempo real – nos presídios e cadeias de Mato Grosso.
A iniciativa do parlamentar aconteceu simultaneamente à entrada em funcionamento do site Geopresídios, do CNJ – o Conselho Nacional de Justiça. A ferramenta permite o acompanhamento de todas as situações em instituições prisionais brasileiras. Ele justificou seu pedido lembrando que os problemas de segurança são comuns em praticamente todo o sistema prisional do país, em diversas situações com a participação de agentes carcerários.
“Com esse modelo de monitoramento, o Estado vai prevenir possíveis rebeliões e fugas, e acompanhar em tempo real a movimentação dos reeducandos e o trabalho dos agentes. Esse controle vai gerar maior eficácia operacional e redução de custos na administração do sistema”, explicou Wagner Ramos.
No site Geopresídios, o internauta poderá conferir, em um mapa do Brasil, dados recolhidos por juízes em inspeções feitas em penitenciárias, cadeias, delegacias, hospitais de custódia e outras unidades do sistema carcerário brasileiro. Além das informações por estado, é possível serem acessados os dados de uma região específica ou de cada unidade prisional, individualmente.
O sistema também vai mostrar estatísticas sobre os presos e quantos deles estudam, as gestantes e o índice de unidades com estruturas para receber crianças.]
Comentários