Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 11 de Abril de 2011 às 14:00

    Imprimir


O Tribunal de Contas de Mato Grosso realiza nesta segunda e terça-feira, 11 e 12 de abril, capacitação técnica específica para gestores Prefeitura Municipal de Cuiabá. A capacitação conta com a presença do prefeito Chico Galindo, secretários municipais, assessores e responsáveis por áreas técnicas e administrativas.

Nesses dois dias, por meio de palestras e debates, serão tratados temas como responsabilização de agentes públicos, padronização de multas aplicáveis pelo TCE-MT, responsabilidades de gestores, servidores e controladores pelo Sistema de Controle Interno, nova contabilidade pública, atribuições e responsabilidade pelo controle do patrimônios, prestação de contas de convênio, controle externo sobre atos de pessoal, licitações e contratos etc.

Na abertura da capacitação, o conselheiro presidente Valter Albano fez questão de destacar que o momento é “extremamente positivo para a administração pública”, pois de forma clara e simples está se buscando trocar experiências, expor boas práticas e relacionar aquelas práticas não recomendáveis e que resultam em punições pela Corte de Contas.

O prefeito Chico Galindo considerou a capacitação “um instrumento fundamental para a qualificação dos dirigentes e técnicos da administração pública municipal”. E acrescentou: “por mais que se tenha conhecimento dos temas previstos, ninguém sabe tudo”.

Participam da capacitação gestores, assessores e lideranças intermediárias de 23 secretarias municipais e 17 outras unidades administrativas. A Prefeitura de Cuiabá inscreveu 160 pessoas, mas a abertura da capacitação já contou com a presença de mais 25 servidores na condição de ouvintes.

Gestão Eficaz

O conselheiro Valter Albano explicou que o evento faz parte do programa de capacitação Gestão Eficaz, cuja metodologia está centrada em reuniões regionais. Entretanto, por critério de importância, o TCE-MT já realizou uma capacitação específica para as áreas estratégica e gerencial do Governo do Estado, com a presença do vice-governador e secretários de Estado, diretores e superintendentes, e agora realiza a capacitação com o mesmo foco para a Prefeitura da Capital.

Palestrante na abertura do evento, com a temática “os desafios da administração pública para a efetiva prestação de serviços ao cidadão”, o conselheiro Valter Albano ponderou que propositalmente a capacitação está sendo realizada no ambiente da Escola Superior de Contas. “O sentido maior da sala de aula tem o apelo de dizer, com tranquilidade, vamos parar dois dias para refletir soluções para nossa querida Cuiabá”, disse.

O conselheiro e o prefeito fizeram coro ao recomendar que todos os participantes, a começar pelos secretários municipais, que simplesmente desliguem os celulares e esqueçam as atribuições para se dedicarem à capacitação. “Temos que aproveitar esta oportunidade e tirar todas as nossas dúvidas, para evitar erros e as consequências imprevisíveis”, recomendou o prefeito.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/95965/visualizar/