Polícia da Irlanda do Norte desarma bomba em estrada
A polícia da Irlanda do Norte desarmou neste sábado um carro-bomba perto da principal estrada entre Dublin e Belfast, um dispositivo que, segundo os policiais, pode ter sido construído pelos republicanos dissidentes para causar "uma grande devastação" em uma cidade próxima.
A bomba, praticamente do mesmo tamanho de outra que os dissidentes usaram para matar 29 pessoas em Omagh, em 1998, foi descoberta sob a ponte de uma estrada ao sul de Newry, após duas ligações alertando sobre o artefato terem sido feitas na sexta-feira. O incidente ocorre uma semana depois de suspeitos dissidentes terem realizado o primeiro assassinato de um policial em dois anos. A bomba continha 225 quilos de explosivos.
Grupos republicanos se opõem ao acordo de paz de 1998, que encerrou três décadas de violência que tiraram mais de 3.600 vidas.
Nenhum grupo reivindicou imediatamente a construção da bomba, mas a polícia disse que um telefonema de alerta sobre o artefato continha um código usado previamente pelos republicanos dissidentes.
A bomba foi colocada dentro de uma caixa na parte de traz de uma van Ford Transit que foi roubada em Maynooth, na República Irlandesa, em janeiro, disse o Superintendente-Chee Alasdair Robinson.
Especialistas do Exército realizaram uma série de explosões controladas durante uma operação de 18 horas antes de uma porta-voz da polícia ter informado que o dispositivo estava seguro.
Há uma semana, o policial Ronan Kerr, de 25 anos, foi morto quando uma bomba explodiu sob o seu carro em Omagh, um ataque que a polícia suspeita ter sido organizado por republicanos dissidentes para impedir que católicos se juntem às forças policiais do norte.
Comentários