Incêndio foi causa de apagões em nove Estados da Venezuela
O ministro de Energia Elétrica da Venezuela, Ali Rodríguez Araque, informou nesta sexta-feira que um incêndio "de grande magnitude" foi a causa do apagão que atingiu ontem (7) a capital Caracas e uma série de cidades em nove Estados do norte do país.
O fogo, que se iniciou em um bosque, atingiu a linha de trem que liga a estação La Horqueta, no Estado de Aragua, a San Jerônimo, em Guárico.
Rodríguez afirmou que, segundo as primeiras investigações, o incêndio afetou a distribuição de quatro torres e, portanto, o fornecimento de 6.000 megawatts de eletricidade ao sistema nacional.
Em entrevista à emissora estatal Venezolana de Televisión (VTV), Rodríguez explicou que foram realizados cortes propositais de luz em todo o país na noite de ontem "por razões de restabelecimento e normalização do fluxo elétrico".
Segundo ele, a medida foi tomada para evitar transtornos maiores no Sistema Elétrico Nacional.
De acordo com Rodríguez, para se ter ideia do quanto a Venezuela foi afetada, basta fazer um cálculo: "o país demanda 6.300 megawatts e caiu 6.000".
Em Caracas, o apagão elétrico causou um caos no trânsito e obrigou uma paralisação total do sistema de metrô, que transporta diariamente mais de dois milhões de passageiros.
Em vários bairros de Caracas o blecaute durou apenas 15 minutos.
Em 2010, a Venezuela enfrentou uma grave crise energética devido ao colapso de seu sistema de geração e a uma forte seca que fez chegar a níveis críticos a represa de Guri (sul), responsável pelo fornecimento de 70% da energia elétrica no país.
Comentários