Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 03 de Abril de 2011 às 15:37

    Imprimir


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupou na madrugada deste domingo, em Itabela, a 671 km de Salvador, no extremo sul da Bahia, uma fazenda da empresa multinacional Veracel Celulose S.A., que atua no ramo do plantio de eucalipto na região e tem sua fábrica em Eunápolis, a 28 km de Itabela.

A fazenda ocupada é o Conjunto Muqui, de 6,8 mil hectares. Segundo informou o coordenador do MST na região, Evanildo Costa, cerca de 450 famílias começaram a derrubar pés de eucalipto para montar os barracos. "Já derrubamos 2 hectares de eucalipto para fazer a área de montagem do acampamento", disse.

A assessoria de comunicação da Veracel não se pronunciou sobre as ocupações. Outras duas fazendas da multinacional estão ocupadas pelo MST. Uma ocupação ocorrida em 22 de abril de 2009 e a outra em março deste ano, por cerca de 1,2 mil mulheres do movimento, que estavam na luta pelo mês da mulher.

No extremo sul baiano, a fazenda da Veracel foi a terceira a ser ocupada este mês. Na última sexta-feira, representantes do movimento ocuparam duas fazendas de pastagem, uma em Alcobaça, com 900 hectares, e outra em Teixeira de Freitas, com 1,2 mil hectares. Em cada fazenda, há mais de 200 famílias acampadas, de acordo com as lideranças do MST.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/96930/visualizar/