“A proposta é levar informações que tanto a Tuberculose como outras doenças infectos contagiosas podem ser prevenidas” disse a palestrante.
Palestra sobre Tuberculose orienta comunidade escolar de Nortelândia
Promovida pela Prefeitura Municipal de Nortelândia, através da Secretaria Municipal de Saúde, como parte da atenção básica de saúde do Programa de Saúde da Família (PSF) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, uma palestra sobre tuberculose chegou às escolas do município, com o objetivo de transmitir informações e esclarecer dúvidas do público jovem a respeito da doença.
As palestras foram ministradas pela Enfermeira Juliana de Sousa Alves Oliveira, que ministrou as palestras sobre o assunto em praticamente todas as escolas do município, tratando do tema Tuberculose de forma ampla e educativa, não só para alunos, bem como para professores e servidores das escolas.
Os organizadores acreditam que aproximadamente 600 pessoas receberam informações sobre a Tuberculose, doença infecto-contagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch, que afeta os pulmões e órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
“A proposta é levar informações que tanto a Tuberculose como outras doenças infectos contagiosas podem ser prevenidas” disse a palestrante. Para ela, também é importante salientar que uma vez adquirida a doença, a mesma é tratada com total segurança e gratuitamente nas unidades de saúde de Nortelândia.
A comunidade escolar de uma forma em geral, foram orientados quanto às formas de prevenção, de como detectar os sintomas, o contágio e como se dá o tratamento da tuberculose.
O controle da doença já é feito nas unidades de saúde tanto no PSF I quanto no PSF II, em que é feito o acompanhamento medicamentoso e a visita domiciliar, avaliando também os comunicantes, e realizados alguns exames, como raios x, baciloscopia de escarro, entre outros, são oferecidos pela secretaria municipal de saúde a população.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde enfermeira Norma Firmiano, a presença dos Agentes Comunitários de Saúde na comunidade é de extrema importância. "Quando o agente suspeita que uma pessoa apresenta os sintomas da doença, eles comunicam os responsáveis do setor de saúde imediatamente. Eles já sabem detectar os sintomas porque já foram treinados e conscientizados sobre a doença. Além disso, contamos com profissionais capacitados e temos a disposição tudo o que precisamos na rede de saúde, como medicamentos, exames e consultas", informou ela.
O que é Tuberculose?
É uma doença grave transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. Chama-se tuberculose por causar tubérculos nos pulmões.
Transmissão
A tuberculose é transmitida por gotículas aerossóis nos pulmões quando a pessoa tosse, fala, espirra ou cospe.
Sintomas
- Tosse seca e contínua (geralmente no início do quadro).
- Tosse com catarro quando a doença evolui. Podendo surgir pus ou sangue no catarro.
- Febre baixa, geralmente no final da tarde.
- Suores noturnos.
- Perda de apetite.
- Fraqueza, cansaço e prostração.
- Perda de peso.
Em casos mais graves os sintomas da tuberculose evoluem para:
- Dificuldade para respirar.
- Dor no peito.
- Tosse com eliminação de sangue.
Prevenção
Para prevenir a tuberculose é necessário imunizar as crianças com a vacina BCG. Esta vacina é geralmente aplicada nos primeiros meses de vida.
Tratamento
O tratamento é realizado em qualquer unidade de saúde, curável e gratuitamente.
Qualquer dúvida procurar uma unidade de saúde, mas próxima.
Comentários