Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 30 de Março de 2011 às 18:24

    Imprimir


Cidade do México, 30 Mar (ANSA) - O Ministério das Comunicações e Transportes do México negou ter firmado um acordo de "céu aberto" com o Brasil, como informou o órgão brasileiro de aviação civil.
  
Acordos de "céu aberto" eliminam entraves que existam em relação à aviação. O que foi assinado com o México, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), prevê a liberação total das viagens entre as cidades brasileiras e mexicanas, com exceção do aumento de capacidade nos aeroportos de Guarulhos e da Cidade do México, por limitações de infraestrutura.
  
O convênio ainda inclui a permissão para arrendamento e intercâmbio de aeronaves entre empresas áreas de ambas as nações.
  
Segundo o ministro das Comunicações mexicano, Dionisio Pérez-Jácome, "não é um acordo de "céus abertos"".
  
"Desde maio do ano passado, quando foi revisada pela última vez a relação bilateral, foram ampliadas as frequências para voos entre cidades do México e do Brasil", declarou ele, ressaltando que havia uma restrição de 16 voos semanais.
  
O vice-ministro do Transporte, Felipe Duarte, observou que foi negociado um acordo para "promover a integração das economias" como parte de uma ampliação do convênio bilateral.
  
Duarte esclareceu que o marco jurídico atual da aviação do México "não permitiria ao governo abrir de maneira completa seus céus a outras operadoras aéreas". O que se conseguiu, de acordo com ele, foram "espaços que nos permitam aproximar, em relação à conectividade, as duas economias".
  
O comunicado da Anac também destacava que esse mesmo tipo de acordo foi assinado com o Canadá e com a Rússia, assim como um similar com os Estados Unidos, que foi firmado durante a recente visita do presidente norte-americano, Barac k Obama, ao Brasil. (ANSA).
 
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/97307/visualizar/