Montante de R$ 40 mi foi acordado ontem, entre governo e município, para resolver problemas de infraestrutura em 280 bairros de Cuiabá em 3 meses
Convênio por fim de buracos na Capital
O cenário que pedestres e motoristas já estão habituados a enfrentar todos os dias pelas ruas da Capital, cheias de buracos, com bocas-de-lobo entupidas e transbordando, pode se modificar nos próximos três meses. Pelo menos é o que aposta a prefeitura da cidade após o convênio firmado entre o município e o governo do Estado em que estão previstos R$ 40 milhões para obras de infraestrutura.
O acordo foi firmado ontem e inclui serviços de pavimentação, tapa-buraco, patrolamento ou cascalhamento, poda de árvores, limpeza de bocas-de-lobo, córregos, praças e cemitérios. As ações estariam planejadas para os 280 bairros da cidade, inclusive os da zona rural.
Cada esfera do governo entrou com a contrapartida de R$ 20 milhões. O programa de infraestrutura foi denominado de “Multiação” e é considerado o pontapé nas obras que vão preparar a Capital para a Copa do Mundo de 2014. “É uma ação que a sociedade estava esperando há algum tempo e que é o primeiro passo para deixar Cuiabá pronta para a Copa”, comentou o prefeito Francisco Galindo.
Conforme o prefeito, os R$ 20 milhões que serão empregados pela administração municipal são oriundos da arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2011. Apesar do montante expressivo, Galindo afirmou que para deixar a cidade do jeito que a população merece seriam necessários R$ 1,5 bilhão.
Durante a assinatura de convênio prevendo o repasse do recurso, o governador Silval Barbosa disse que existe muita especulação em relação ao andamento das obras para a Copa do Mundo, mas que, segundo ele, não são focadas na realidade.
Silval enfatizou que o Estado saiu na frente com a construção da Arena Pantanal e está com projetos prontos ou em processo de licitação nas outras quatro áreas de compromisso do Estado para realização do Mundial, que são as obras no entorno da Arena, os três Centros de Treinamentos (CT), de mobilidade urbana - que prevê as duas linhas para o Bus Rapid Transit (BRT) - e o Fanpark.
Já o presidente da Agecopa, Yenês Magalhães, disse que a parceria entre Estado e prefeitura visa amenizar os impactos que a cidade enfrentará quando começaram as grandes intervenções nas vias. “Quando começarmos os trabalhos nas avenidas principais, Cuiabá precisará estar estruturada nas rotas alternativas. Esta é uma ação planejada para preparar a Capital para as grandes obras”, afirmou. Na Capital, estão previstos ao menos 30 projetos de desbloqueios, mas que até agora não foram iniciados.
POEIRA ZERO – Em janeiro, a prefeitura de Cuiabá lançou um programa semelhante ao anunciado ontem, em pareceria com o governo do Estado. O “Poeira Zero”, cujo início estava previsto para abril, visa empregar R$ 300 milhões no asfaltamento e recuperação do pavimento em 58 bairros da Capital, também com vistas ao Mundial de 2014. O programa contaria com uma contrapartida do governo estadual em torno de R$ 100 mil. Outros R$ 100 mil viriam de financiamento da Caixa Econômica e o restante, da União.
Comentários