O programa oferece orientações de reaproveitamento de alimentos
Cozinha Brasil qualifica 80 pessoas no bairro Poção
A Sala da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), qualificou nesta semana 80 pessoas no bairro Poção, em Cuiabá. É mais uma etapa do programa Cozinha Brasil, que oferece orientações de reaproveitamento de alimentos.
Na entrega dos certificados, a dona de casa Marina Anizia de Oliveira, 48 anos, fez um suco de abacaxi com casca, hortelã e limão, demonstrando uma das receitas práticas que aprendeu durante o curso. “É a primeira vez que participei e aprendi muito. Com certeza os hábitos alimentares do pessoal lá de casa vão mudar”, afirmou.
A representante da Associação do Clube de Mães do bairro Poção, Lucy de Almeida, disse que procurou a Sala da Mulher para levar o Cozinha Brasil para o bairro. “Foi uma experiência e tanto, que vai fazer diferença na vida dessas pessoas”.
A nutricionista do Sesi, Laurita Arruda, afirmou que o programa não só se preocupa com a alimentação saudável, mas também ensina a utilizar de forma correta os alimentos. “As pessoas jogam talos, folhas no lixo e que são importantes porque têm nutrientes que podem ser aproveitados. Além de poder ser um acréscimo na renda familiar, já que trata de receitas fáceis e baratas”.
Representando a Sala da Mulher, Marcilene Goulart, destacou que o objetivo da parceria é levar conhecimentos à comunidade sobre reaproveitamento de alimentos para uma alimentação mais nutritiva. “O conhecimento é fundamental e esse curso tem feito com que as pessoas mudem os hábitos alimentares. Para nós, é gratificante poder levar orientações de uma vida melhor para as pessoas”.
A Padaria Avenida, localizada no bairro, contribuiu doando os alimentos para as aulas. Já a Associação Mato-Grossense Pró-Idoso (Ampi) ofereceu apoio logístico. “Eu acho fantástico. Ainda mais porque eles aprendem que uma alimentação saudável ajuda a prevenir doenças como pressão alta e diabetes”, destacou a presidente da Ampi, Rita Dias Ferreira, que mora no Poção há 15 anos no bairro.
Programa - O Cozinha Brasil trabalha em parceria com empresas, escolas, associações, prefeituras, instituições religiosas e órgãos não-governamentais. Já atendeu, desde sua implantação em 2005, aproximadamente, 23 mil pessoas.
Comentários