Luiz Zveiter toma posse como presidente do TRE do Rio
O desembargador Luiz Zveiter tomou posse nesta segunda-feira como presidente do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro).
Em seu discurso, Zveiter prometeu sintonia com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). "Vamos executar com eficiência as suas orientações", afirmou o desembargador, em evento com a presença do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB).
Também foi empossado hoje o juiz Antonio Augusto de Toledo Gaspar no cargo de corregedor eleitoral do Rio. A vice-presidência do TRE é ocupada desde novembro por Sergio Lucio de Oliveira e Cruz.
Zveiter responde no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) a uma reclamação disciplinar. Ele é acusado de ter beneficiado a construtora Cyrella, que é cliente do escritório de advocacia de seu filho, Flávio, e de seu irmão, Sérgio.
O desembargador concedeu liminar a favor de um empreendimento da construtora na época que era presidente do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio).
No dia 1º de março, o CNJ adiou o julgamento sobre o caso em meio a uma acalorada discussão entre os conselheiros.
Em 15 de fevereiro, o conselho arquivou pedido de abertura de processo de Zveiter por abuso de poder político.
Ele foi acusado de ter feito propaganda irregular a favor de Sérgio Zveiter, eleito deputado federal ao gravar um depoimento.
Comentários