Potencial mineral em Mirassol d´Oeste é assunto de Fórum
Lideranças políticas e empresariais participam do 1º Fórum de Mobilização Social sobre o Potencial Mineral da Serra do Caeté, em Mirassol d´Oeste. O evento tem como objetivo, disseminar as informações oficiais em relação ao assunto, em virtude das especulações comerciais e imobiliárias após o anúncio da descoberta ocorrido em setembro do ano passado. O Fórum está acontecendo neste momento (21.03) na Câmara Municipal da Cidade, com a presença de representantes do Governo do Estado.
Para melhor compreender o tema, o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf e o superintendente de Minas, Joaquim Moreno, apresentam uma palestra com os estudos realizados até o momento e mapeamento da área. O Superintendente de Minas, Joaquim Moreno auxilia nos trabalhos da Sicme.
O Fórum é uma oportunidade para esclarecer as dúvidas sobre o andamento dos trabalhos e assim evitar as especulações, uma das principais preocupações locais, pois os preços de imóveis e alugueis estão subindo. “Além do aumento do valores imobiliários, nossa cidade não tem estrutura para atender a população que está migrando para Mirassol em função da área anunciada de fosfato e ferro, principalmente na área de saúde e educação”, disse Laércio Alves Pereira, presidente da Câmara Municipal de Mirassol D´Oeste.
A iniciativa do evento partiu dos deputados da região de Mirassol, por receberem uma demanda dos moradores em busca da real situação da área mineral, principalmente sobre a exploração.
A ação conjunta envolve o governo, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) e Assembleia Legislativa, através dos deputados da região de Mirassol.
O presidente da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), João Justino Paes de Barros, participa do Fórum. Representantes do Consórcio das Nascentes do Pantanal, que compreendem os municípios das proximidades, o reitor da Unemat, lideranças empresariais, deputados que representam a região de Mirassol (Ezequiel Fonseca, Airton Português, Ademir Brunetto) e o presidente da Câmara Setorial Temática da Serra do Caeté, criada pela Assembleia Legislativa para estudar, discutir e sugerir ações para a área estão participando.
Comentários