Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 21 de Março de 2011 às 10:17

    Imprimir


Nesta semana começam os Mutirões Rurais promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). O objetivo é levar aos produtores e trabalhadores rurais, que moram longe das cidades, confecção de documentos essenciais como RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor e certidão de nascimento.

O primeiro mutirão deste ano será dia 26 de março no município de Alto Araguaia. Até novembro estão previstas 10 edições do programa. No entanto, este número pode ser ampliado para 15, conforme a demanda levantada pelos sindicatos rurais de Mato Grosso. Além de Alto Araguaia, que também receberá o mutirão em 23 de julho, estão confirmados mutirões em São Félix do Araguaia (16/04), Araputanga (30/04), Vale do Rio Branco (14/05), Vila Bela da Santíssima Trindade (11/06 e 08/10) e Ribeirão Cascalheira (09/07).

O Mutirão Rural do Senar-MT cumpre um importante papel de cidadania no campo, pois atende muitas comunidades rurais isoladas. A prioridade dos eventos é a elaboração de documentos, mas o momento também é aproveitado para atendimentos de saúde, educação, cultura, esporte e lazer, com o apoio das prefeituras municipais.

Segundo o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, no ano passado foram realizados 18 mil atendimentos. Para este ano, a expectativa é repetir esse número ou até ampliar os atendimentos, caso sejam concretizados o total de 15 eventos.

O Senar-MT deu início aos trabalhos de mutirões rurais em 1996, quando fez seu primeiro evento na comunidade de Aricá, no município de Cuiabá. De lá para cá, os resultados positivos fizeram com que a instituição mantivesse os trabalhos anuais. Os atendimentos acontecem durante um dia inteiro na comunidade, sendo sempre aos sábados.

 Confira os pré-requisitos para a emissão de documentos:

 CARTEIRA DE IDENTIDADE

A partir dos 12 anos de idade                      

Possuir certidão de nascimento original.

OBS. Não será emitida 2ªs vias de carteira de identidade.

 CARTEIRA DE TRABALHO

Ser maior de 14 anos  e possuir carteira de identidade ou certidão de nascimento/casamento original.

 CPF

Ser maior de 16 anos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/98423/visualizar/