Enfim, DEM aceita convite e Zé Domingos assume Sedraf
Após três meses de discussão, a direção do DEM, capitaneada pelo senador Jaime Campos, aceitou o convite do governador Silval Barbosa (PMDB) para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf).
Em longa reunião na tarde desta segunda-feira (14), já ficou definida a posse do deputado José Domingos Fraga (DEM), o Zé Domingos, para o próximo dia 25, às 10h, em solenidade no Palácio Paiaguás.
Silval atendeu parte das exigências da sigla democrata. Garantiu autonomia política e administrativa a Zé Domingos, mas, por outro lado, pediu à cúpula do DEM que não troque os atuais diretores e presidentes das autarquias vinculadas à pasta.
Segundo ele, a participação da legenda é uma composição partidária, assim como dos demais aliados, que indicaram nomes para compor os cargos no segundo escalão da Sedraf. Por isso, não pode mudar os ocupantes dos cargos de direção.
“O DEM será muito importante para a governabilidade e terá toda autonomia para trabalhar com as demais autarquias vinculadas a Sedraf", disse Silval, após a reunião, que contou com a participação do deputado federal Júlio Campos (DEM), do secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, do deputado Dilmar Dal Bosco, e do presidente regional da sigla democrata, Oscar Ribeiro.
Silval encarregou Zé Domingos de dar atenção especial à estruturação das cerca de 150 famílias de agricultores familiares do Estado. Essa é uma das propostas de campanha do peemedebista.
Já Zé Domingos encara como um grande desafio assumir a secretaria, mas se diz preparado, principalmente pelo conhecimento que possui na área. Disse que vai buscar a inserção dessas famílias em programas desenvolvidos pelo Ministério de Desenvolvimento da Agricultura. "Tenho condições de fazer um bom trabalho", frisou.
Comentários