Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 19 de Maio de 2010 às 08:38
Por: Carolina Holland

    Imprimir


Apesar de ter conseguido cumprir pouco mais da metade da meta de imunização contra a gripe H1N1, a influenza A, em quase quatro semanas de campanha, o Estado espera que a mobilização consiga atingir mais de 700 mil pessoas em apenas três dias, quando vai intensificar as ações para a imunização. O prazo da quinta e última etapa da campanha, voltada para o grupo prioritário composto de adultos de 30 a 39 anos, termina nesta sexta-feira. As pessoas devem procurar os postos com o cartão de vacinação e identificação pessoal.

O superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Oberdan Ferreira Coutinho Lira, informou que aproximadamente 756 mil pessoas haviam sido vacinadas até ontem. A meta é imunizar cerca de 1,5 milhão de pessoas em Mato Grosso. “A preocupação agora é com a chegada do inverno. Já estamos tendo alguns dias frios, e o vírus se propaga mais facilmente nessas condições”, frisou. Dos 47 casos notificados como suspeitos de serem da gripe H1N1, 38 já foram descartados e o restante ainda passa por análise em Mato Grosso.

O superintendente da Vigilância Sanitária disse que uma das dificuldades da campanha tem sido causada pelo receio por parte de algumas pessoas em relação aos efeitos colaterais da vacina. “Algumas pessoas apresentaram sintomas como dores no corpo e dor de cabeça, mas essas são reações normais. Isso não significa que a pessoa esteja com a gripe H1N1”, esclareceu.

Para tentar vacinar o maior número possível de pessoas em curto prazo, começa hoje em Cuiabá a intensificação da campanha, com postos de vacinação em locais com grande fluxo de pessoas, como supermercados, shoppings, Ganha Tempo e Centro Político Administrativo. No sábado, um dia após o final da campanha, haverá um posto de vacinação durante a Feira do Mel, no Centro de Eventos do Pantanal.

O objetivo é alcançar a meta do Ministério da Saúde de no mínimo 80% de cobertura vacinal em cada grupo prioritário. Segundo informações da SES, Mato Grosso atingiu a meta de imunização nos grupos dos trabalhadores da Saúde, crianças de 6 meses a menores de 2 anos e portadores de doenças crônicas maiores de 60 anos.

Também está em andamento a campanha de vacinação contra a gripe comum para idosos, que termina junto com a campanha do vírus H1N1.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/131755/visualizar/