Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 09 de Abril de 2010 às 07:29

    Imprimir


O presidente chileno, Sebastián Piñera, agradeceu nessa quinta-feira o apoio dado pelo Brasil após o terremoto que atingiu seu país e convidou empresários brasileiros a ajudar o Chile voltar a caminhar. "O investimento é muito importante para ajudar a nos colocar de pé e voltar a caminhar", discursou Piñera após receber homenagem da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). "Convido cordialmente (os empresários) que participem do grande processo de reconstruir o nosso país", disse ele.

O Chile foi devastado em 27 de fevereiro por um forte terremoto de magnitude 8,8 e tsunamis que mataram cerca de 500 pessoas e causaram danos materiais estimados em 30 bilhões de dólares.

Piñera disse que o Chile enfrenta uma "luta contra o tempo" no seu processo de recuperação e aproveitou o evento para manifestar que seu país está solidário com as vítimas das enchentes e deslizamentos no Rio de Janeiro, que já mataram ao menos 180 pessoas.

"Temos que levantar o Chile novamente, pois infelizmente foi um dos cinco piores terremotos na história da humanidade, causando destruição em escolas, hospitais, casas, pontes, aeroportos, portos", acrescentou o empresário e agora governante.

 

O líder se referiu também à tragédia das chuvas que castigam o estado do Rio e causaram 180 mortes, segundo os últimos dados divulgados. "Estamos agora unidos na adversidade, e esperamos que essa unidade se projete rumo ao futuro, porque Chile e Brasil têm uma amizade e uma fraternidade à prova de qualquer coisa", apontou.

 

Esta é a primeira viagem internacional de Piñera como chefe de Estado desde que assumiu a Presidência do Chile, há quase um mês. No início da noite de quinta-feira, ele se reuniu com o governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), e com o pré-candidato tucano à Presidência, José Serra. Piñera conheceu Serra quando o brasileiro viveu exilado no Chile. "Falamos do futuro deste país continente, o Brasil, e também do Chile. Ele está se preparando para enfrentar uma campanha presidencial e eu sei o que é isso, porque venho de uma. É um homem muito inteligente, muito amável, que sabe muito e ama seu país. Está muito preparado", afirmou.

Nesta sexta-feira, Piñera irá a Brasília para uma reunião com a pré-candidata do PT ao Planalto, Dilma Rousseff, e terá um almoço com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente chileno chegou ao Brasil procedente da Argentina, onde se reuniu nesta quinta-feira com sua colega, Cristina Kirchner, para fortalecer a "relação estratégica" bilateral. Os dois negaram que as diferenças de "signo político" vão atrapalhar seus vínculos.

Com informações da Reuters e da Efe.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136801/visualizar/