Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 10 de Fevereiro de 2010 às 08:24

    Imprimir


Cento e quatorze casos de malária foram notificados em Mato Grosso durante o mês de janeiro pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). A situação mais grave é do município de Lucas do Rio Verde onde ocorreram 9 registros, com 3 mortes. Porém, a região Noroeste do Estado é a mais acometida pela doença que afetou 3.256 pessoas em 2009.

Segundo a SES, dos casos registrados em Lucas do Rio Verde, 1 é proveniente do município de Cacoal (RO) e 8 são do próprio município. Exames laboratoriais mostraram que as 3 mortes foram provocadas pela malária do tipo Falciparum (forma mais grave da doença).

As equipes técnicas de saúde do Estado e do município realizaram bloqueio químico e busca ativa na tentativa de evitar a proliferação da doença infecciosa, transmitida pela picada de mosquitos (fêmeas do gênero anopheles). A SES realiza ainda um estudo, diagnóstico e avaliação com base nos focos de ocorrência que atingiu 3 regiões de Lucas.

Dados da secretaria apontam que apesar das recentes ocorrências de malária, os casos vem sofrendo queda no decorrer dos anos. Em 2008 foram 3.708 notificações, 12% a mais que em 2009. Se comparado as ocorrências de janeiro de 2009 a janeiro de 2010, o Estado também apresenta redução de 54,2%. Em janeiro do ano passado, o Estado teve 249 casos, contra os 114 atuais.

Noroeste - Os municípios da região noroeste do Estado são responsáveis por cerca de 75% a 80% das ocorrências, ficando Colniza, Aripuana, Juína, Rondolândia e Brasnorte os municípios que mais registram casos, por estarem localizados em região endêmica para a doença. (Com assessoria)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143176/visualizar/