Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 20 de Janeiro de 2010 às 19:58
Por: Paula Peres

    Imprimir


Receber um diploma de nível superior após anos de dedicação. É isso que almejam todos os universitários quando ingressam em um curso de graduação. Mas, em alguns casos, não é isso que acontece. A falta de regularização dos cursos junto ao Ministério da Educação (MEC) e ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) impossibilita a entrega do certificado. Isso deve ser feito logo no início das aulas para que não haja risco dos estudantes terminarem seus estudos sem que não estejam de posse de seus certificados.

Jesse Rodrigues, lembra que o alerta vale para os cursos técnicos, de graduação e pós-graduação em instituições públicas e particulares. "O estudante, antes de efetuar sua matrícula, deve verificar a regularidade do curso junto ao MEC e ao Crea-MT, inclusive, no que diz respeito ao quadro docente". Ele explica que de nada adianta a instituição estar em conformidade apenas com as exigências do MEC. "A instituição qualifica, mas é o Crea-MT que habilita para o exercício profissional, daí a importância da regularização junto ao Conselho".

O Confea possui uma tabela de títulos. Atualmente, há 320 profissões regulamentadas no Brasil na área da engenharia, arquitetura e agronomia. Em Mato Grosso, há 101 profissões aptas a conferir títulos a seus estudantes.

"As instituições de ensino devem dar entrada no cadastro dos cursos novos desde a sua abertura, não precisam aguardar a primeira turma de formandos para se cadastrarem no Conselho" informa Rodrigues.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/145376/visualizar/