Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 19 de Dezembro de 2009 às 17:29
Por: Sílvia Devaux

    Imprimir


Nova Marilândia, MT – A inauguração do frigorífico de aves da União Avícola Agroindustrial e outras importantes obras de infraestrutura, entregues pelo Governo do Estado de Mato Grosso na sexta-feira (18.12), foi uma festa para a população de Nova Marilândia (392 Km ao Médio Norte de Cuiabá). A ação é parte das festividades do aniversário de 18 anos da cidade, completados neste sábado (19.12).

O empreendimento industrial vai beneficiar não só o município, mas toda a região que já começa a registrar mudanças no perfil econômico local. A dona de casa Geralda Andrade Alves, do município de Nova Marilândia, conta que o novo empreendimento ajuda toda a cidade, com trabalho e condições para uma melhor qualidade de vida. O exemplo está na própria família dela, onde o genro e o irmão fazem parte dos empregados do frigorífico.

Nesta primeira fase, a indústria gera cerca de 500 vagas de emprego direto, com a previsão de abrir em torno de 1.400. Conforme o diretor regional de Operações Mato Grosso, Ideraldo Lima, representante do empreendimento, a unidade entra em operação no próximo mês de fevereiro a princípio para o abate de 70 mil aves ao dia. Numa segunda fase serão 140 mil com a indústria toda ativada. São investimentos de R$ 52 milhões em uma planta de 13.567,66 metros quadrados de área construída.

A mudança do perfil traz ainda uma transformação na política socioeconômica do município, segundo o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf. “Não apenas estas indústrias (contando outros investimentos na região) vão fazer o processo de transformação, mas a utilização de outras indústrias, que vêm para fornecer produtos e serviços para todos os frigoríficos”, completou o secretário ao lembrar que o investimento movimenta toda a atividade comercial e a infraestrutura, “que obrigatoriamente tem que vir para o município”.

A pavimentação asfáltica da MT-160 é um exemplo deste desenvolvimento. Ainda na sexta-feira, o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, inaugurou 10,5 quilômetros de asfalto na rodovia, além de praças no bairro Renascer e também no Planalto. Para Olinda dos Santos Fernandes, moradora há 13 anos do Renascer, a obra é “uma excelente alternativa de lazer ainda mais para uma cidade tão pequena. Aqui as crianças poderão brincar mais à vontade”, disse Olinda.

“É uma região que aos poucos encontra o seu caminho de crescimento, progresso, é a expectativa de melhores dias. Esta região tem terras muito ricas e boas. Uma infraestrutura que poucas regiões do Estado têm, que são as rodovias, todas asfaltadas, então faltava esta industrialização depois que acabou o garimpo”, concluiu o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi.

RESGATE

O governo resgata ainda a história local, com a restauração da fonte de água no Renascer e também a restauração do Posto Telegráfico Marechal Rondon no mesmo bairro. “É um marco muito importante, com certeza vamos ter o antes e depois deste grande empreendimento. E nós devemos tudo isso a este governo que não mediu esforços para ajudar a região”, agradeceu o prefeito de Nova Marilândia, Juvenal Alexandre da Silva, que mora na região desde 1981.

Para o secretário extraordinário de Estado de Projetos Estratégicos e gestor do MT Regional, José Aparecido dos Santos (Cidinho), ex-prefeito do município, o investimento na região é um sonho realizado. “Faltam 13,5 quilômetros, mas acredito que vamos concluir até o ano que vem”, ressaltou ainda Cidinho sobre o asfaltamento da MT-160, que dá acesso à nova indústria da cidade.

Segundo lembrou o secretário, esta região, Médio Norte, era conhecida como uma região de muito pessimismo em função de ter como atividade principal o garimpo de diamante, que na década de 90 se exauriu. Realidade que começou a mudar com criação do MT Regional, pelo governo Blairo Maggi, que pensa o desenvolvimento regional e quer acabar com as desigualdades regionais. “Toda a região é integrada nesse momento de desenvolvimento econômico do Estado”, comemorou Cidinho.

OPORTUNIDADES

O projeto se destaca pelas diversas oportunidades geradas às populações da região, como no caso do jovem Rodrigo de França, morador de Nortelândia, município vizinho de Nova Marilândia. Ele é um dos empregados em treinamento no setor de corte de um dos frigoríficos da União Avícola, empresa que contou com incentivos do Governo de Mato Grosso para se instalar no Estado e atualmente conta com três grandes empreendimentos frigoríficos: além deste na cidade, outros em Nova Mutum e Sorriso.

“Significa o crescimento de nosso município, que ainda é pequeno e até então contava com poucas alternativas de trabalho. Com certeza melhorará também a nossa economia”, declarou Rodrigo. Já Rosa Helena Dada, também moradora em Nortelândia, com impulso na economia regional hoje ela ocupa a função de gerente de loja na cidade também vizinha, Arenápolis. “Na verdade, o frigorífico já está contribuindo para a melhoria de vida com a oferta de emprego”, opinou a jovem.

Para o vice-governador do Estado, Silval Barbosa, é esta satisfação da população que deixa o governo satisfeito por poder realizar isso e, de alguma forma, melhorar a qualidade de vida dela. “Principalmente num dia como este, que nós inauguramos um frigorífico onde o Estado deu todo o incentivo para instalação aqui na região, para fomentar a economia regional, como fizemos em outros municípios e regiões de Mato Grosso”, diz.

COMITIVA

Acompanharam ainda o governador nas inaugurações os secretários de Estado Eumar Novacki (Casa Civil), Ságuas Moraes (Educação) e Neldo Egon (Desenvolvimento Rural). Participaram também da festa em Nova Marilândia, o deputado federal Wellington Fagundes, senador Jaime Campos, deputados estaduais e autoridades da região.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148119/visualizar/