Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 04 de Dezembro de 2009 às 15:31

    Imprimir


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reagiu com ironia às declarações do prêmio Nobel de Economia Paul Krugman, que disse que a euforia nos mercados com relação ao Brasil pode ser prejudicial para o país.

Durante uma visita à Alemanha, Mantega disse que o economista americano pode ficar "tranquilo", por que o governo do Brasil não "permitirá a criação de bolhas".

O ministro ainda brincou e disse que o Nobel vai continuar lucrando com seus investimentos no país.

A declaração foi uma resposta a Krugman, que durante uma palestra em São Paulo na quarta-feira afirmou que está pensando em deixar as aplicações que tem no Brasil por temer que o excesso de otimismo com relação ao país esteja criando uma bolha.

Para o economista, o fluxo excessivo de investimentos estrangeiros no Brasil pode levar a um excesso de valorização do real, que "não faz sentido".

De fato, o real foi uma das moedas que mais se valorizou em relação ao dólar após a crise econômica.

Respondendo aos argumentos de Krugman, Mantega disse que o Brasil está atento "atento a exageros" e garantiu que, "se necessário", o governo pode tomar mais medidas para garantir a estabilidade da moeda, citando a cobrança do IOF sobre o capital estrangeiro.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/149392/visualizar/