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Economia
Sexta - 04 de Dezembro de 2009 às 14:40
Por: Giuliana Vallone

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A fusão com o Pão de Açúcar não envolveu todo o patrimônio das Casas Bahia, rede da família Klein. Cerca de R$ 4 bilhões foram deixados de fora, segundo detalharam os responsáveis pela operação nesta sexta-feira.

A operação vai dividir as Casas Bahia em duas subsidiárias: uma delas ficará com todos os imóveis de propriedade da empresa (estimados em R$ 2 bilhões), 75% da fabricante de móveis Bartira (que valem cerca de R$ 240 milhões), uma parcela da carteira de crédito no valor de R$ 1,067 bilhão e outros ativos não operacionais avaliados em R$ 200 milhões. Estes ativos ficarão com a família Klein.

Além disso, a companhia vai transferir uma dívida de curto prazo com fornecedores, de R$ 950 milhões, para a nova empresa. Farão parte da segunda subsidiária, além deste débito, os ativos operacionais, os 25% restantes da Bartira, contratos de locação e de fornecimento de móveis. Essa empresa, chamada de Nova Casas Bahia, se juntará aos ativos de Ponto Frio e Extra Eletro para o nascimento da nova companhia.

O patrimônio da nova empresa a ser formada está avaliado em R$ 3,8 bilhões, sendo R$ 2,5 bilhões das Casas Bahia e R$ 1,3 bilhão do Pão de Açúcar, vai deter 51% de participação (R$ 1,93 bilhão), contra 49% das Casas Bahia (R$ 1,86 bilhão).

Além disso, as empresas vão juntar suas operações de comércio eletrônico, que incluem Extra.com, PontoFrio.com, Ponto Frio atacado e CasasBahia.com. Nessa empresa, que incluirá apenas o E-Commerce, a participação será de 83% do Pão de Açúcar e 17% das Casas Bahia.

A fusão entre a Casas Bahia e o Grupo Pão de Açúcar deve criar uma empresa com faturamento de quase R$ 40 bilhões, segundo dados dos balanços de ambas referentes a 2008. A receita bruta da nova companhia, considerando o comércio eletrônico, será de R$ 18,5 bilhões.

No ano passado, o faturamento bruto do Pão de Açúcar foi de R$ 25,7 bilhões, enquanto o da Casas Bahia foi de R$ 13,9 bilhões, totalizando R$ 39,6 bilhões. O negócio é um dos maiores do ano no país e vai consolidar a liderança da companhia no mercado de varejo de bens duráveis, que já era das Casas Bahia. As sinergias da nova companhia --que terá 62 mil funcionários-- estão estimadas em R$ 2 bilhões.

Em junho, o Grupo Pão de Açúcar anunciou a compra da Globex Utilidades, dona da rede Ponto Frio, que era, até então, a segunda maior no segmento de eletroeletrônicos do país, atrás apenas da Casas Bahia. Com a aquisição, o grupo Pão de Açúcar, que inclui a bandeira de mesmo nome, além de Extra, CompreBem, Sendas e Assai, recuperou a liderança no varejo brasileiro, que era ocupada pelo Carrefour.





Fonte: Folha Online

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