Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 28 de Novembro de 2009 às 16:50
Por: Denise Niederauer

    Imprimir


O pecuarista mato-grossense tem até esta segunda-feira (30/11) para vacinar o rebanho contra a febre aftosa. Novembro foi o mês da campanha de Vacinação da Febre Aftosa para todo o rebanho de 26 milhões de bovinos e bubalinos de Mato Grosso, que teve início no dia 1º de novembro e segue até esta segunda-feira, (30.11). Os produtores rurais terão até o dia 10 de dezembro para comunicar a vacinação contra a febre aftosa às unidades do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT).

Na região do Pantanal a vacinação segue até 15 de dezembro, em virtude das chuvas e as longas distâncias que dificultam a locomoção nessas propriedades. O comunicado oficial para comprovar a vacinação, é até o dia 18 de dezembro de 2009.

A comunicação da vacinação deve ser encaminhada as unidades regionais do Indea-MT, e a não vacinação no período estabelecido pode motivar a probabilidade da reintrodução da doença no Estado. Para isso, produtor deve apresentar a nota fiscal da vacina, a relação dos animais vacinados, RG e CPF do proprietário, assim como o CNPJ da propriedade e o nome das propriedades vizinhas, que servem como referência para atualização do cadastro.

A não vacinação no período previsto gera um efeito punitivo e de acordo com a lei vigente a multa é 2,25 em UPF, (R$ 31,99), por cabeça de gado não vacinado, n valor é de R$ 71,98, além da suspensão no movimento das fichas sanitárias dos inadimplentes junto ao Indea-MT.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon, prevenir a febre aftosa é vacinar todos os bovinos e búfalos, esse é o compromisso de todos os produtores para mantermos os excelentes resultados obtidos em todas as campanhas que oferecem garantia a sanidade animal de todo o rebanho de Mato Grosso, para o mercado nacional e para a exportação, há um esforço gigantesco para mantermos o status de área livre de aftosa com vacinação. E nossa meta se mantém acima de 99%”, afirma Neldo.

O presidente do Instituto Nacional de Defesa Agropecuária (Indea/MT), Décio Coutinho, destaca as ações do Indea –MT em todos os municípios do Estado, que neste ano comemora 30 anos, (30.12), mas enfatiza que é fundamental que o produtor rural mais uma vez cumpra o seu compromisso de vacinar seu rebanho.

“É com base nesses dados que é feita a contagem de todo o rebanho de bovinos e bubalinos do estado, e o acompanhamento da sanidade animal", e assegurou que obrigatoriamente todo o rebanho mato-grossense será vacinado, mesmo depois do prazo, sob a supervisão da Coordenadoria de Controle das Doenças dos Animais, do Indea-MT responsável pela sanidade animal no Estado.

RESPONSABILIDADES

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, a responsabilidade em relação à sanidade animal no Estado é de todos. “É muito importante que todos, governo e iniciativa privada, façam a sua parte neste trabalho de vacinação de todo rebanho. A pecuária é um dos pilares da economia de Mato Grosso e precisamos manter forte e saudável, por isso a aftosa não é uma preocupação apenas do produtor, mas sim de todos os segmentos”, disse.

Ele concluiu ao dizer que para que esta meta seja alcançada, governo e entidades trabalharão em parceria. “Os produtores mato-grossenses estão conscientes em relação à importância da vacinação. A Famato e os sindicatos rurais do Estado estão atuando sobre a necessidade da vacinação como por exemplo a doação de vacinas ao nosso país vizinho a Bolívia”.

A campanha é coordenada pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder-MT), e pela Superintendência Federal de Agricultura no Estado de Mato Grosso (SFA/MT) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).





Fonte: Assessoria/Seder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/149993/visualizar/