Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 28 de Novembro de 2009 às 11:54

    Imprimir


Está pronto o diagnóstico das maiores dificuldades enfrentadas pelo setor empresarial em Sinop. O Sebrae apurou que a falta de qualificação de mão de obra tem sido um dos fatores mais adversos para o crescimento das empresas. Foram pesquisadas 22 estabelecimentos comerciais de diversos segmentos. Os empresários que estiveram no workshop, ontem à noite, defendem mecanismos para capacitação de seus funcionários, querem cursos específicos para cada setor, resolver impasse na indisponibilidade de tempo dos profissionais a serem qualificados e elevado custo para aperfeiçoamento da mão de obra.

Também foi debatida a dificuldade em recrutar profissionais de confiança, limitando assim a expansão de determinadas ações empresariais estratégicas bem como as dificuldades financeiras que as empresas enfrentam para bancar altos salários para determinados profissionais que exercerão funções determinantes. Os empresários também reclamam da falta de espírito de equipe e dificuldade em conciliar trabalho, estudo e qualidade de vida para seus funcionarios.

Quanto a capacitação, a maior dificuldade está na falta de formação técnica por segmento, trabalhos focados na gerência, liderança, a falta da principal ferramenta para um bom desenvolvimento da empresa a falta de comunicação. Para que sejam sanadas essas dificuldades, é necessário que o empresário acompanhe a capacitação e proporcione um suporte para que seja atividade continuada. É necessário também que o empresariado sinopense formalize os contratos de médio e longo prazos, com respaldo jurídico, incentivando os empregados a permanecerem mais tempo na empresa, evitando que ela perca os investimentos feitos em qualificação.

Para auxiliar os empresários, o Sebrae vai, inicialmente, disponibilizar cursos visando aprimorar o atendimento ao cliente, que é a maior queixa. Para os empresários é desenvolvido o programa Empretec, que o auxilia na forma de estruturar sua empresa e lidar com seus funcionários.





Fonte: Só Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/150020/visualizar/