Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 28 de Novembro de 2009 às 09:39
Por: Elaine Perassoli

    Imprimir


O grupo de empresários mato-grossenses que passou uma semana em Dubai conhecendo o sistema de prestação de serviço e técnicas modernas de construção desembarca neste sábado (28.11) em Cuiabá. A programação nos Emirados Árabes incluiu uma reunião na Câmara de Indústria e Comércio, onde o grupo pôde conhecer as estratégias de políticas de desenvolvimento de Dubai e visita em várias empresas.

Os secretários de Estado, Pedro Nadaf e Eumar Novacki aproveitaram a ocasião para convidar o presidente da Câmara de Indústria e Comércio Dubai Chamber, Hassan Al Hashemi, para conhecer Mato Grosso. O presidente já confirmou uma visita ao Estado.

Nadaf apresentou o potencial econômico de Mato Grosso e fez um paralelo entre a estrutura hoteleira instalada e prevista em Dubai, com a de Cuiabá que prevista para receber a Copa 2014. Após a palestra, o grupo conheceu a estrutura do marketing e de vendas da empresa.

Visitou a Palm Jumeirah, cuja capacidade de moradores é de 60 mil pessoas e mais 40 mil rotativos, considerando turistas e trabalhadores. O roteiro incluiu ainda o Hotel Atlantis e a feira The Big Five, que se destacou, este ano, pela participação da China, Itália, Espanha e Alemanha.

Ao analisar os dados apresentados na Câmara, Nadaf disse que o principal atrativo de Dubai é o incentivo fiscal oferecido pela cidade-estado. Segundo ele, Dubai concede até 50 anos de isenção de impostos e tributo. “Isso atraiu grandes empresas e movimentou o setor do turismo. O resultado foi a visita de 25 milhões de turistas no ano passado e a cidade que mais cresceu nos últimos anos”, disse.

O secretário-chefe da Casa Civil, Eumar Novacki acrescenta que a oportunidade que o grupo de Mato Grosso teve de conhecer de perto uma cidade que tem sido referência na prestação de serviços turísticos é primordial. “Estamos acumulando experiências que serão colocadas em práticas para receber a Copa de 2014”.

Em Jabel Ali, os mato-grossenses foram recebidos pelo vice-presidente comercial Mohamend Al Kous. O grupo visitou a Zona Franca de Jabel Ali, considerada a maior e mais moderna estrutura portuária já construída pelo homem. Atualmente, opera com 60% da capacidade instalada. Ao todo são cerca de 7 mil empresas e escritórios instalados na área portuária, a maior parte são do setor de distribuição.

VISITA

O grupo visitou construtora Emmar, responsável pela construção dos maiores edifícios e complexos residenciais de Dubai. O técnico do Sebrae, André Schelini conta que os mato-grossenses também tiveram acesso a informações de mercado importantes no processo de apresentação e definição de projetos e novos empreendimentos. “As técnicas de construção apresentadas são modernas, limpas e com mais eficiência energética. O grupo também conheceu maior empresa de contrução de dubai, a Nakheel, responsável pela edificação dos projetos como The Palm, e The World”.

A empresa Nakhkeel, responsável por grandes obras de infraestrutura e investimentos de Dubai também estava no roteiro. Além de idealizar, projetar, construir, e vender seus próprios projetos a Nakheel é tambem responsável por atrair novos investimentos para Dubai, por meio de joint-ventures e outras empresas internacionais. Em seus projetos, como The Palm e The World, a meta é de ampliar a área da costa de Dubai até 2015, que em 2000 tinha 70 km², passará a cerca de 1200 km² até a conclusão das obras.

Com o lema "Nós Inspiramos a Humanidade", a Nakheel é um exemplo de ousadia e empreendedorismo. Empreendimentos como Burj Al Arab e o Hotel Atlantis, este ultimo é uma réplica do hotel Atlantis nas Bahamas, Emirates Mall estão no seu currículo.

O objetivo da Missão Técnica que reúne 30 empresários mato-grossenses é a prospecção de negócios. Vale destacar que cada empresário arcou com suas despesas de passagem, hospedagem e alimentação. O Governo do Estado de Mato Grosso e os parceiros Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Fecomércio arcaram com o apoio técnico para a realização da viagem.

(Colaborou o técnico do Sebrae-MT André Schelini)





Fonte: Assessoria-Sicme-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/150031/visualizar/