Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 27 de Novembro de 2009 às 10:52
Por: Diana Brito

    Imprimir


Dos 24,6 milhões de fumantes de 15 anos ou mais de idade, 48% não estavam interessados em parar de fumar na data em que foram entrevistados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostra a Petab (Pesquisa Especial de Tabagismo) 2008, divulgada nesta sexta-feira.

O estudo mostra que 33,5% dos fumantes pensavam em parar algum dia de fumar, mas não nos 12 meses seguintes a data da entrevista. O instituto aponta ainda que apenas 7,3% das pessoas que fumam planejavam deixar o tabaco no mês seguinte à entrevista.

Por outro lado, a parcela de fumantes advertidos a parar de fumar no país por problemas de saúde foi 57,1% (55,7% entre homens e 58,5% entre mulheres). As advertências, segundo a pesquisa, foram mais frequentes no Sudeste (59,5%) e no Sul (59,3%), já o Norte apresentou o percentual mais baixo, 49,9%.

Pesquisa internacional

O IBGE informou que essa é a primeira pesquisa que traça um panorama detalhado e geográfico do uso de tabaco no país. O estudo seguiu o modelo da Gats (Global Adult Tobacco Survey), que está sendo realizada também em outros 13 países, pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

A Tailândia foi o primeiro país a realizar o estudo e o Brasil é o segundo. Especialistas visitaram 51.011 domicílios brasileiros e entrevistaram 39.847 pessoas, expandindo o resultado para representar o total populacional do país, hoje com cerca de 193,7 milhões de habitantes.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/150104/visualizar/