Sistema Integrado de Mandados de Prisão será implantado nesta sexta-feira
O Sistema Integrado de Mandando de Prisão (SIMP), cooperação técnica firmada entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o poder judiciário mato-grossense, põe em prática os mandados de prisão expedidos eletronicamente e diretamente no sistema (via on-line), permitindo a delegados, escrivães e investigadores da Polícia Judiciária Civil (PJC) otimizar o cumprimento dos mandados.
O Sistema será implantado oficialmente na próxima sexta-feira (27.11), às 17h, numa cerimônia com a presença do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Diógenes Curado Filho, o presidente do Tribunal de Justiça e Mato Grosso, desembargador Mariano Alonso Ribeiro Travassos, o corregedor geral de Justiça de Mato Grosso, Manoel Ornellas de Almeida, e o presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Gilmar Ferreira Mendes.
O SIMP moderniza as ações e integra o trabalho das polícias e da Justiça, evitando assim, acúmulo de papel, imprimindo mais agilidade nas demandas cotidianas e conferindo mais celeridade no encaminhamento processual. Além de integrar o trabalho da Polícia Judiciária Civil e do Poder Judiciário, o Sistema Integrado de Mandados de Prisão também vai contribuir para a integração de todo o trabalho do Sistema Estadual de Justiça Criminal, por meio do Poder Judiciário, Poder Executivo (Polícia Civil e Militar), Defensoria Pública, Ministério Público e outros órgãos afins.
O Sistema Integrado de Mandando de Prisão (SIMP) foi desenvolvido pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Coordenadoria de Tecnologia e Informações, em parceria com Tribunal de Justiça.
A implantação do sistema assegura a cidadania e vai permitir o cumprimento regular dos mandados de prisão, evitando que mandados já cumpridos continuem em aberto, bem como, que o cidadão que já tenha cumprido a pena, ou cujo mandado já tenha ordem de contra mandado, passe pelo constrangimento de ser preso indevidamente, por falhas no controle de baixas.
Pelo SIMP serão expedidos os Mandados de Prisão por Condenação, prisão preventiva, prisão temporária, prorrogação da prisão temporária, Depositário Infiel, Pronúncia e Devedor de Alimentos.
Comentários