Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 17 de Novembro de 2009 às 19:54

    Imprimir


O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse nesta terça-feira que a taxa de investimento do terceiro trimestre ficará acima do crescimento que será registrado pelo PIB (Produto Interno Bruto) no período. Segundo ele, números preliminares mostram que o PIB do terceiro trimestre crescerá 2% na comparação com o do trimestre anterior.

"O investimento volta a crescer e cresce forte. Isso mostra que a retomada [da economia brasileira] é sustentável", afirmou, após participar de debate em evento promovido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Barbosa disse também que o governo deverá enviar ainda este ano ao Congresso Nacional projeto de lei permitindo que os bancos brasileiros emitam papéis de longo prazo no mercado doméstico, o que atualmente é proibido. De acordo com o secretário, isso ajudará os bancos a captar mais recursos e aumentar sua participação na concessão de crédito de longo prazo, o que hoje está basicamente nas mãos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

"O ideal é que o mercado assuma um papel cada vez mais relevante [nesse setor]", completou.

De acordo com Barbosa, o governo ainda não decidiu se autorizará a emissão de debêntures ou de notas de crédito bancário. No segundo caso, poderia ser enviada uma MP (Medida Provisória), que tem eficácia imediata, mas no primeiro teria que ser um projeto de lei complementar, que tem tramitação mais difícil.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/150658/visualizar/