Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 17 de Novembro de 2009 às 10:31
Por: Eliana Bess

    Imprimir


Fábrica de gelatina e aviário em Acorizal, frigorífico em Rosário Oeste, curtume em Cáceres, fábrica de beneficiamento de milho em Sapezal, fábrica de etanol em Alto Taquari, indústrias em Primavera do Leste, em Rondonópolis, em Lucas do Rio Verde. Enfim, são algumas das empresas que estão ampliando seus negócios e escolheram o Estado de Mato Grosso para novos investimentos. Estas entre outras informações importantes foram apresentadas a empresários durante uma palestra ministrada pelo secretário de Estado, de indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, no auditório da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Mato Grosso (FCDL), na noite de segunda-feira (16.11), em Cuiabá.

Na oportunidade, o secretário foi homenageado pela FCDL e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) com uma placa em reconhecimento ao trabalho desenvolvido. “O governo do Estado tem obras em todas as cidades do Estado e a cada dia recebemos empresários interessados em vir para Mato Grosso. A terceira maior fábrica de gelatinas do mundo, com sede na Bélgica, ainda não começou a operar em solos Mato-grossenses e já recebemos a visita dos representantes da primeira maior do mundo, nesse segmento, também para se instalar aqui”, revelou Pedro Nadaf.

Números da balança comercial demonstram que Mato Grosso foi o único estado brasileiro que cresceu 16,4% nas exportações, saindo da posição de 14º (em 2008) para o sexto lugar até setembro de 2009. A expectativa é que ultrapasse o Rio de Janeiro que está em quinto, até o fechamento do ano.

Entre as ações para atender a demanda e fortalecer o segmento econômico está à descentralização das ações da Sicme, por meio dos Centros de Atendimento Empresarial, instalados nos municípios. Através deles, o empresário tira dúvidas e obtêm informações sofre as linhas de financiamentos como Prodeic, Fundeic ,FCO. Além de outras ações da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia, lideradas pela MT Fomento (Microcrédito), Jucemat (abertura de empresas), Metamat (apoio a mineração), Imeq (conformidade).

Tantos investimentos exigem mão de obra preparada para o mercado. Pensando nisso, também foram desenvolvidas frentes de trabalho para qualificação e capacitação que resultaram em mais de 13 mil pessoas beneficiadas. Parcerias nesse sentido, com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setecs), Senai, Sebrae e Senac foram firmadas. Só na área do artesanato, para ter uma idéia, foram nove cursos que compreendem mais de nove mil participantes. Seminários, palestras e rodadas de negócios lideradas pelo Governo do Estado, via Sicme, também foram destacadas.

Para o empresário João Rosa, não resta dúvidas de que são realizações bastante otimistas e que culminaram na expansão e crescimento econômico que se nota em Mato Grosso. “O secretário é um dos nossos, também é empreendedor empresarial e tem procurado implementar ações que melhore a renda da população. Isso faz com que o comércio local também gire nas cidades. É bom para Mato Grosso e para os habitantes que passam a ter garantias de melhora da qualidade de vida”, pontuou João Rosa.

Paulo Gasparoto, um dos diretores da FCDL também endossou as palavras de João, ao frisar que o trabalho tem sido realizado com seriedade pensando num estado que seja referência, onde as pessoas vivem bem não apenas por se tratar de uma região privilegiada pela natureza, mas que oferece oportunidades para todos. Culminando com isso, Paulo Silva, presidente da FCDL entregou a placa homenagenado o secretário Pedro Nadaf.





Fonte: Assessoria/Sicme

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/150716/visualizar/