Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 11 de Novembro de 2009 às 00:03

    Imprimir


O grupo de empresas do governador Blairo Maggi (PR), a Amaggi, comprou 80% da área da Plantações Michelin em Mato Grosso, empresa controlada pela multinacional francesa de pneus. Com 10 mil hectares plantados com seringueiras, a Michelin está localizada há 30 anos no distrito de Ouro Branco do Sul, em Itiquira (a 325 km de Cuiabá).

Diretor de comunicação da Michelin para a América do Sul, Carlos Eduardo Pinho informou que a multinacional decidiu abandonar a exploração agrícola extensiva da seringueira na região por razões climáticas. “Concluímos que não valia a pena manter a produção em escala industrial porque as árvores não davam uma produtividade que justificasse a atividade agrícola em função das condições agroclimáticas”.

Conforme informações, a produtividade nos seringais de Itiquira ficaram em menos de uma tonelada de borracha seca por hectare ao ano, em média, a partir de 2003. “Em São Paulo, o maior produtor do país, a média fica em torno de 1,5 tonelada por hectare. Na África e na Ásia, a produtividade é de cerca de 2 toneladas por hectare”.

Segundo Pinho, há 30 anos o francês Michelin decidiu instalar a empresa em Mato Grosso para fazer uma experiência de plantio de seringueira onde não houvesse o fungo Microcyclus-ulei, o chamado mal das folhas. A praga é encontrada nas regiões úmidas da América do Sul. “O fungo faz as árvores mais antigas perderem até 50% de produtividade e as mais novas ficarem mirradas e até morrerem”.

À época, foram adquiridos pela empresa 10 mil hectares em Itiquira para a plantação industrial, que envolve trabalho de correção de solos, formação de viveiros e adaptação das seringueiras à região. “Também montou uma fábrica para beneficiamento da borracha. A partir do início desta década, constatou-se que as árvores não tinham a mesma produtividade de outras regiões”.

O diretor disse que a Michelin vai manter a fábrica de beneficiamento, com capacidade de sete mil toneladas por ano. O empreendimento será abastecido com matéria-prima comprada de terceiros. "Também vamos manter a assistência técnica aos produtores da região e a pesquisa sobre resistência ao fungo (que não atacou as árvores em Itiquira". A Michelin conta com 580 funcionários em Itiquira. Desses, apenas 70 continuarão empregados.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/151223/visualizar/