Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 04 de Novembro de 2009 às 06:28
Por: Fabiana Reis

    Imprimir


O consumo de etanol em Mato Grosso cresceu 52,4% nos primeiros oito meses deste ano em relação a igual intervalo de 2008. A quantidade de álcool hidratado consumida nos postos de combustíveis de todo o Estado totalizou 163,371 milhões de litros no ano passado e este ano saltou para 249,110 milhões de litros, uma diferença de 85,739 milhões (l). O volume consumido até o oitavo mês deste ano representa 89,9% de todo o álcool demandado durante os meses do ano passado, quando o consumo foi de 276,849 milhões/l. Os números são da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

O crescimento vertiginoso no consumo do combustível é devido ao aumento da frota flex ( bicombustível) no Estado, cujos automóveis podem ser abastecidos com álcool ou gasolina, o que vai depender da vontade do proprietário do veículo diante dos preços praticados no mercado e do rendimento de cada um dos combustíveis no carro. Para se ter uma noção do ganho de espaço do etanol em detrimento da gasolina, estimativa do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool-MT), aponta que o consumo do produto neste ano deva chegar a 370 milhões de litros, crescimento de 34% sobre 2008.

Enquanto o valor cobrado pelo litro do álcool for inferior a 70% do valor da gasolina, abastecer com etanol é vantajoso. Em Cuiabá, a média de preços do álcool é de R$ 1,39, e da gasolina é de R$ 2,79, cujo percentual é de 49,8%, ou seja, ainda é viável abastecer com etanol. O diretor-executivo do Sindalcool, Jorge dos Santos, considera que a gasolina aos poucos vai ceder espaço ao álcool, o que vem ser tornando uma tendência, já que o preço é mais competitivo, sem contar os benefícios ao ambiente.

"O etanol emite 86% menos de poluentes na atmosfera e é mais competitivo. Atualmente vários tipos de veículos saem de fábrica adaptados para serem abastecidos tanto a álcool como a gasolina. O etanol está tomando o espaço até mesmo do óleo diesel", diz ao afirmar que existem veículos maiores, do tipo camionete, que já podem ser abastecidos com este combustível. Sem contar as motos, que estão sendo lançadas e disponibilizadas no mercado com esta opção.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo em Mato Groso (Sindipetróleo-MT), Fernando Chaparro, exemplifica dizendo que a cada 10 carros que abastecem em um posto, entre 7 e 8 consomem álcool. "A cada 10 mil litros vendidos, 6 mil são de etanol, 3 mil de gasolina e 1 mil de diesel".




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/151706/visualizar/