Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 30 de Outubro de 2009 às 12:05

    Imprimir


Medida aquece atividade econômica ligada a agricultura familiar e fortalece homem no campo

Pequenos proprietários de Nortelândia, estão elogiando a iniciativa do atual governo local, de fomentar a produção na área rural, principalmente da agricultura familiar, o que está provocando um aquecimento da economia, com o plantio de hortaliças, hortifrutigranjeiros, entre outros, que são comercializados todas as quartas-feiras na Feira do Pequeno Produtor “ Antônio Viana dos Santos”, criada pela atual gestão justamente para atingir este objetivo. Paralelamente, desde que foi aberta a feira, o município passou a inserir na merenda escolar da rede municipal de ensino, vários produtos como mandioca, banana, abacaxi, alface, rúcula, couve, e leite, entre outros, o que enriquece o cardápio da merenda escolar no município, além de fomentar a economia e assegurar uma fonte de renda a mais para os proprietários rurais, o que na sua grande maioria são oriundos de assentamentos.

Nesta quinta-feira (29.10), os titulares da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ruberley Gomes Resende e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Esporte, Lazer e Meio Ambiente, se reuniram com os fornecedores para realizar mais uma etapa do pagamento pelos produtos adquiridos diretamente do produtor e alertá-los para aumentar o plantio a fim de atender no ano que vem a rede estadual de ensino, por conta de lei publicada recentemente pelo governo federal que determina a aquisição de no mínimo 30% de produtos da agricultura familiar. A Assessora Pedagógica Josiane Meira e as diretoras das escolas estaduais “Olegário Moreira de Barros” e “Idalina de Farias”.

Em Nortelândia, a prefeitura já fazia essa transação desde o inicio do ano com os pequenos proprietários, a fim de fortalecer a economia no meio rural, que se estreitou com a criação da feira municipal que valoriza o que vem do campo.

Francisco Antônio de Oliveira, 62, do assentamento Nossa Terra, Nossa Gente (50 famílias), onde produz banana, participou da reunião, recebeu seu cheque referente a ultima venda feita a prefeitura e disse que esse incentivo fortalece a produção rural. “É muito bom, está nos ajudando a tornar a nossa propriedade rentável” acrescentou ele.

Rosinei Pinheiro da Cunha, 48, do assentamento São Francisco (70 famílias), forneceu abacaxi e limão, este último ele disse que estava perdendo em sua propriedade, acumulando prejuízo pela falta de mercado consumidor. “É um incentivo para quem quer produzir, pois temos para quem vender e receber, o que é mais importante e de certa forma é uma garantia para nos mantermos na propriedade” destacou.

Aristides Luiz Auter, 35, produtor de hortaliças na zona urbana, também elogiou a parceria, que para ele tem sido muito benéfica. “Hoje tenho mais de 12 estufas com hortaliças e não estou conseguindo atender a todos, por que além da prefeitura já estou atendendo os supermercados toda semana” informou ele, demonstrando alegria.

O município se comprometeu a dar assistência, através dos técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, para que eles possam garantir o abastecimento do mercado local de forma contínua e assegurar melhor rentabilidade aos produtores.





Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/151901/visualizar/