Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 27 de Outubro de 2009 às 09:05
Por: Mária Angélica de Moraes

    Imprimir


O Grupo Tessenderlo, com sede na Bélgica, vai investir R$ 80 milhões em sua primeira fábrica no Brasil. A PB Brasil Indústria e Comércio de Gelatinas, uma das divisões da multinacional na área de alimentos, será instalada no município de Acorizal (a 62 quilômetros de Cuiabá). Na tarde desta terça-feira (27) haverá a assinatura do Termo de Acordo de Concessão de Benefícios Fiscais concebido pelo governo através da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme). Será assinado ainda o Convênio de Qualificação Técnica da Mão-de-obra entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) para capacitar trabalhadores para a indústria.

"Mato Grosso foi escolhido como local do nosso primeiro empreendimento no Brasil por contar com o maior rebanho bovino do país e o consequente fornecimento da pele bovina, matéria-prima para a gelatina. Além disso tem um bom acesso rodoviário que facilitará a exportação da gelatina para clientes na América Latina, do Norte e Ásia", observou Raul Domingues, diretor técnico da indústria.

Os incentivos proporcionados pelo governo de Mato Grosso são os benefícios fiscais no Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) concedidos por meio do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Prodeic). O investimento será financiado pela Tessenderlo com recursos próprios além de linhas de crédito de longo prazo oferecidos pelo Banco do Brasil como o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).

A fábrica será construída em uma área de 23 hectares cedida pela prefeitura de Acorizal. Produzirá gelatina alimentícia e farmacêutica para os mercados nacional e internacional. A capacidade de produção inicial será de aproximadamente três mil toneladas/ano. Serão contratados cerca de 100 empregos diretos e 300 indiretos na região metropolitana de Cuiabá. Segundo Raul Domingues a indústria deverá iniciar as operações em 2011.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152259/visualizar/