Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 26 de Outubro de 2009 às 23:24
Por: Thiago Itacaramby

    Imprimir


O Grupo Tessenderlo, com sede na Bélgica, companhia química internacional com divisão de negócios no ramo alimentício com mais de 100 fábricas em 20 países, acaba de anunciar planos de injetar R$ 80 milhões em sua primeira fábrica no país, no município de Acorizal (62 km ao Norte de Cuiabá).

Os investidores irão construir uma fábrica de gelatina em uma área de 23 hectares cedida pela prefeitura municipal, além de incentivos proporcionados pelo Governo de Mato Grosso mediante o Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Prodeic), que concede benefícios fiscais no ICMS.

A construção desta fábrica de gelatina fortalecerá a posição do grupo tornando-se o terceiro maior produtor mundial de gelatinas e, com isso, proporcionará o desenvolvimento econômico do município. Serão contratados cerca de 100 empregos diretos e outros 300 indiretos na Região Metropolitana de Cuiabá.

A capacidade de produção inicial será de aproximadamente três mil toneladas de gelatinas por ano. A fábrica irá produzir gelatina alimentícia e farmacêutica para os mercados nacional e internacional. No entanto, a unidade já recebe o Selo de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura.

Para o diretor da fábrica de Acorizal, Raul Domingues, a decisão demonstra a solidez dos fundamentos do setor no Brasil, que incluem demanda aquecida por seus produtos e perspectivas de crescimento. “A escolha de Mato Grosso se dá pelo crescimento econômico do Estado proporcionado pelo agronegócio. E também pelo fato de ser o maior fornecedor de pele bovina, a qual nós usamos para fazer a gelatina. Outro fator bastante relevante são os incentivos proporcionados pelo Estado com a instalação de novos negócios e empreendimentos”, apontou Raul Domingues.

Ainda de acordo com o diretor da empresa, a localização geográfica de Mato Grosso será um fator fundamental durante o processo de comercialização do produto. Ele se diz bastante satisfeito em termos de logística por conta das boas condições da malha rodoviária do Estado. Além da aproximação com os clientes da América Latina, América do Norte, Europa e Ásia. A exportação será garantida por meio do Porto Seco de Cuiabá, que fará o escoamento de toda produção com o mercado estrangeiro.

Em relação à matéria-prima, os investidores disseram que a demanda é autossuficiente para a produção. Os produtos são feitos de pele bovina, da pele suína e de ossos bovinos e suínos. Em Acorizal, a fábrica produzirá gelatina de pele bovina. Domingues disse que foi feito contato com os frigoríficos da região e pequenos produtores, o qual garantirá toda a produtividade. “A nossa intenção é integrar toda a cadeia produtiva e fomentar a economia local”, afirmou.

O secretário de Projetos Estratégicos, José Aparecido dos Santos disse que esse é um passo muito importante para a cadeia produtiva da bovinocultura de Mato Grosso. “Medidas como essa de atração de novos investidores é importante porque demanda boa vontade de todas as partes envolvidas: o Governo, o produtor rural e industrial com um só objetivo que é o desenvolvimento econômico do município”, posicionou o secretário.

Segundo informações do prefeito de Acorizal, Meraldo Figueiredo Sá, os investidores estavam de olho na região há anos. Para o prefeito a aproximação com Cuiabá e a despoluição do Rio Cuiabá em seu município foram um dos fatores que influenciaram na instalação do grupo belga em Acorizal. “O governo ofereceu todos os incentivos fiscais possíveis e a Prefeitura por sua vez fez a doação do terreno. São atitudes como essas que irá mudar a realidade econômica dos municípios mato-grossense”, destacou o prefeito de Acorizal.

O prefeito disse que um dos acordos firmados é que a contratação fosse 100% do município. Segundo ele, a mão-de-obra será especializada e passará por qualificação profissional graças ao empenho do Governo de Mato Grosso através da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec).

LANÇAMENTO

O lançamento das obras irá acontecer nesta terça-feira (27.10), por volta das 17h. Haverá a assinatura do Termo de Acordo de Concessão de Benefícios Fiscais concebido pelo Governo através da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).

A cerimônia de assinatura irá acontecer na Praça Nossa Senhora de Brotas, no Centro da cidade, às margens do Rio Cuiabá.

O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi; o secretário de Projetos Estratégicos, José Aparecido dos Santos; o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, assim como outras autoridades estarão presentes no ato de assinatura.

O presidente do Grupo Tessenderlo, Ceo Frank Coenen e também o diretor da divisão de especialidades, Jan Vanderdriessche estarão presentes no lançamento das obras. O evento também contará com a presença da Conselheira de Comércio e Investimentos do Consulado da Bélgica, Mieke Pynnaert.

Também será assinado o Convênio de Qualificação Técnica da Mão-de-obra entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec).





Fonte: Assessoria/Sepe-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152286/visualizar/