Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 19 de Outubro de 2009 às 10:02
Por: Márcia Andreola

    Imprimir


Como se faz uma revolução em um município pequeno, no interior do Brasil, que carece de tudo um pouco? Com união. Em Nortelândia, população e poder público estão apostando no cooperativismo e no esforço coletivo para mudar a realidade da cidade. E a mudança já começou.

Cooperativas de costureiras, de artesãos, de pequenos produtores, estão nascendo no município que resolveu apostar nessa vocação: a de se transformar numa cidade cuja economia estará pautada pelo pequeno e micro empresário e pela agricultura familiar.

“Eu diria que isso é um feito. Eu acredito no cooperatismo, na organização e na força da população, principalmente da mulher, e quando você diversifica a produção, aumenta também as chances de ter sucesso. É muito importante fazer política desse jeito”, destacou a senadora que visitou o município nesse sábado (17).

O prefeito Neurilan Fraga (PR), explica que a cidade está empenhada em promover uma transformação no município que, nos últimos cinco anos, perdeu muitos moradores que procuraram outras cidades por falta de perspectiva e em busca de novas oportunidades.

“Estamos trabalhando com mudanças de comportamento, de atitude. Há uma necessidade de agarrar as oportunidades. Os gestores têm que ter esse compromisso e a população também deve ter. É muito importante esse caminho que estamos traçando”, aposta o prefeito Neurilan (PR).

Sob esse aspecto, a senadora destaca que os pequenos municípios de Mato Grosso precisam descobrir sua vocação e, a partir daí, apostar nela. “Alguns municípios tem suporte de grandes empresas, como frigoríficos e aviários, que empregam um número significativo de pessoas. Mas e os que não têm esse suporte? Esses precisam buscar novas alternativas, se reinventar e garantir que a sua população se fixe na cidade”, propõe Serys.

Muitos dos projetos desenvolvidos em Nortelândia estão sendo realizados em parceria com grandes empresas e instituições e, alguns deles, tem, como foco, a formação e a qualificação das mulheres do município, como o projeto SemenTeia, do grupo Arte da Mata, que hoje produz 23 tipos diferentes de produtos, como bolsas, nécessaires, chapéus, todos confeccionados de forma artesanal por 25 mulheres e a idéia é chegar a 100 mulheres cooperadas.

A cooperativa de costureiras do Projeto Jacuíra também está formando mão de obra qualificada e oferecendo novas oportunidades para 50 mulheres que vão confeccionar uniformes para grandes empresas da região. Outras 25 também estão sendo preparadas para uma pequena fábrica de sandálias artesanais confeccionadas a partir da bucha.

Em Nortelândia, o poder público também está transformando o espaço que antes abrigava a exposição agropecuária do município (fechado há cinco anos), em uma incubadora de cooperativas e pequenas empresas. Além do projeto Jacuíra, e a futura mini fábrica de sandálias, o espaço também abrigará uma cooperativa de laticínios que já conta com vários equipamentos e um caminhão que armazena o leite dentro dos padrões exigidos. Lá serão produzidos leite, queijo, iogurte e doce de leite, visando abastecer o município e região. A cidade produz hoje de cinco a seis mil litros de leite por dia e a previsão é chegar a 15 mil litros/dia, com a agregação da cooperativa e do projeto Balde Cheio.

Há ainda um projeto de construção de um Centro de Capacitação e Difusão da Agricultura Familiar, que terá como sede o assentamento Barreirão. A idéia é garantir a qualificação para os pequenos produtores em seus próprios locais de trabalho ou próximo a eles.

Para que esses projetos sejam ampliados ou possam funcionar em plena atividade, a prefeitura de Nortelândia está pleiteando recursos em diversos ministérios do Governo Federal e a senadora Serys se comprometeu a ajudar na gestão desses projetos em Brasília.

Além de conhecer essas ações, Serys também visitou as obras da creche municipal Ulisses Guimarães, fruto de emenda da senadora, e participou de uma reunião no ginásio de Esportes, onde mais de 150 pessoas discutiram com ela a atuação parlamentar e os projetos do governo Lula em andamento na região.

Em Nortelândia, o slogan da administração municipal é “orgulho de viver aqui” e o orgulho dos moradores pela cidade que estão ajudando a transformar foi o que mais se viu por lá.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152824/visualizar/