Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 07 de Outubro de 2009 às 09:05

    Imprimir


Reunidos na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), na tarde desta terça-feira (06), representantes da Federação, Imea, Acrimat e Ampa, fizeram ampla discussão sobre o documento assinado por empresas frigoríficas e a organização não governamental Greepeace, que estipula os critérios mínimos para operações com gado no bioma Amazônico, a chamada moratória da carne.

“Esta decisão bilateral não ajuda o produtor, o consumidor e muito menos a economia de Mato Grosso”, disse o presidente da Famato Rui Prado. Para ele, é estranho que o governo do Estado, compactue com tal medida, já que Blairo Maggi participou do ato de assinatura da moratória. “O governo estadual precisa estar do lado de Mato Grosso. Precisa respeitar o setor agropecuário que muito contribui com o desenvolvimento deste estado gerando riquezas, empregos e renda para os cidadãos mato-grossenses”, declarou.

Outra crítica do setor produtivo é em relação à exclusão do setor em qualquer tipo de discussão que antecedeu a assinatura. “Em nenhum momento os produtores ou suas entidades representativas foram chamados para a discussão. O setor ficou alijado deste processo e agora, mais uma vez, vai pagar por pecados que não cometeu” disse Normando Corral vice-presidente da Federação.

Para tentar amenizar a situação, o secretário de Meio Ambiente do Estado, Luiz Henrique Daldergan e o secretário chefe da Casa Militar, Coronel Alexander Torres Maia, foram até a Famato e participaram da reunião. Questionados, eles colocaram que na realidade o governo participou apenas como convidado no ato de assinatura.

De qualquer forma, está agendada para a próxima terça-feira (13), uma reunião entre representantes da Famato e entidades representativas do produtor com o governador Blairo Maggi, quando o assunto voltará a pauta.





Fonte: Ascom Famato

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153573/visualizar/