Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 02 de Outubro de 2009 às 11:30

    Imprimir


O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, disse nesta sexta-feira que embora a recessão mundial tenha chegado ao fim, a crise continua e alertou que o desemprego seguirá crescendo "durante meses".

"A economia passou o ponto de inflexão", disse o chefe do FMI em entrevista coletiva prévia à Assembleia Anual do organismo e o Banco Mundial, acrescentando que "isso não significa que a crise tenha terminado".

"O desemprego subirá durante meses e meses", acrescentou Strauss-Kahn.

Na entrevista coletiva, no Centro de Convenções de Istambul, o chefe do organismo também pediu avanços na reforma bancária "para limitar a atitude de tomada de riscos excessivos que ainda vemos em algumas entidades financeiras".

Ao mesmo tempo, se manifestou contra da imposição de uma taxa a certas transações financeiras - a chamada "taxa Tobin" - como forma de reduzir a especulação, uma ideia sugerida na Europa.

"Seria muito difícil de aplicar", afirmou Strauss-Kahn. Em seu lugar, o FMI estuda por encomenda do G20 a possibilidade de ampliar ao setor financeiro um mecanismo de seguro ao que as entidades contribuiriam e que as ajudaria em momentos de instabilidade, segundo explicou o "número dois" da instituição, John Lipsky.

Strauss-Kahn defendeu também um papel reforçado para o FMI na nova ordem econômica mundial.

O ex-ministro francês asseverou que muitos países acumulam um elevado nível de reservas porque "temem, e com razão, que se fiquem sós se são objeto de um ataque especulativo sobre sua moeda".

Em seu lugar, propôs que o FMI cumpra o papel de depositário de reservas mundiais, às que os países possam lançar mão em um momento de necessidade.

"Não se trata de uma nova missão do Fundo, é voltar a sua missão original" quando foi fundado em 1944 em Bretton Woods, disse Strauss-Kahn.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153919/visualizar/