Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 01 de Outubro de 2009 às 09:25

    Imprimir


O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, e os frigoríficos JBS-Bertin e Marfrig assinam na próxima segunda-feira, dia 5, na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, um termo de compromisso para estabelecer uma moratória para a carne proveniente de áreas desmatadas e de preservação ambiental no Estado. A iniciativa conta com o apoio do Greenpeace, organização não governamental, que participou da elaboração dos termos o acordo.

A decisão do governo de Mato Grosso de assinar a moratória da carne surpreendeu as lideranças do setor no Estado. "Estamos apreensivos, por não sermos chamados para conversar", diz o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari.

Ele diz que o setor deve acatar as novas regras porque "o mercado é soberano", mas argumenta que a moratória seria desnecessária caso o sistema de rastreabilidade implantado pelo governo federal funcionasse efetivamente. "Seria possível determinar a origem dos animais abatidos e assim detectar se há problemas de desmatamentos ou qualquer ilegalidade na propriedade." Ele disse que entidade é contra o desmatamento além dos 20% permitidos pela legislação na região Amazônica. "Quem estiver ilegal deve ir para a cadeia", diz ele.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/154026/visualizar/