Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 25 de Setembro de 2009 às 08:45
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


Mato Grosso tem 16 notificações de mortes pela gripe suína, sendo 8 casos confirmados. Em 3 dias, ocorreram 2 novos óbitos pela doença. As 2 novas vítimas são de Primavera do Leste e Barra do Garças. Informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) apontam ainda que no Estado foram registrados 553 notificações de contaminação pelo Influenza A (H1N1). São 51 novos casos desde o dia 21, quando a Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou o último boletim epidemiológico.

Das 16 mortes notificadas, 8 foram confirmadas por meio de exames laboratoriais como causa da morte a contaminação pelo Influenza A (H1N1), 4 casos são investigados, exames de 3 pacientes deram negativo para a gripe suína e 1 pessoa teve a confirmação da infecção por Influenza Sazonal.

Os óbitos positivos pela gripe suína ocorreram em Sorriso (1), Rondonópolis (2), Primavera do Leste (1), Barra do Garças (1), Várzea Grande (2) e Diamantino (1). Os resultados dos exames laboratoriais são aguardados pelas Secretarias Municipais de Saúde das cidades de Santa Carmem (1), Nobres (1), Primavera do Leste (1) e Cuiabá (1).

Entre as 553 notificações da doença que evoluíram para a cura, 72 foram confirmadas para a contaminação pelo vírus da gripe suína, 103 foram descartadas, 62 aguardam resultado. As 289 pessoas que apresentaram sintomas leves da doença não tiveram material coletado. Outras 27 pessoas tiveram a confirmação para Influenza Sazonal.

Dos 72 casos confirmados em Mato Grosso, 22 ocorreram em Cuiabá, 1 em Alta Floresta, 4 em Cáceres, 3 em Campo Novo dos Parecis, 2 em Campo Verde, 5 em Barra do Garças, 4 em Lucas do Rio Verde, 8 em Primavera do Leste, 8 em Rondonópolis, 1 em São Pedro da Cipa, 4 em Sinop, 5 em Sorriso e 5 em Tangará da Serra.

Prevenção - A SES continua orientando a população a se prevenir contra a doença, por meio dos cuidados básicos de higiene. As recomendações são: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar; ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

Pessoas com gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, portanto não devem frequentar as aulas, trabalho ou outras atividades fora do domicílio no período de até 7 dias ao iniciar os sintomas.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/154465/visualizar/