Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 24 de Setembro de 2009 às 11:52
Por: Cirilo Junior

    Imprimir


O emprego na indústria registrou em agosto a maior alta desde abril de 2004, com geração de 135 mil novos postos, elevação de 3,9% frente a julho. O desempenho foi capitaneado pela indústria paulista, cuja alta de 5,8% é a mais significativa, na comparação com o mês anterior, dentro da série histórica da PME (Pesquisa Mensal de Emprego), iniciada em março de 2002.

Foram 106 mil novos postos nas indústrias em São Paulo, segundo dados sobre desemprego divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em relação ao ano passado, porém, houve retração de 1,7% no número de ocupados na indústria paulista. Na média das seis regiões metropolitanas pesquisadas, foi verificada retração de 3,4%.

"O crescimento em São Paulo é o maior da série histórica. Isso é muito importante, visto que mostra um início de movimento positivo em São Paulo, que é um sinalizador do resto do país. A tendência é que isso seja replicado nas outras regiões", afirmou o coordenador da PME, Cimar Azeredo.

De janeiro a agosto, a indústria empregou, em média, 3,485 milhões de pessoas por mês, nas seis regiões avaliadas. Isso significa uma redução de 2,5%, ou 87 mil postos médios mensais em relação a igual período no ano passado.

São Paulo

Em São Paulo, o movimento foi parecido, com queda de 2,3% na média de ocupados, de janeiro a agosto. Neste período, estavam empregadas, em média, 1.823 milhão de pessoas.

A maior geração de emprego na indústria pode ter sido baseada em novos postos com salários menores. Apesar da alta na geração de emprego, os dados sobre a renda do setor indicam retração de 1% frente ao verificado em julho. De janeiro a agosto, a indústria pagou, em média, R$ 1.384,13, alta de 4,1% sobre igual período em 2008.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/154556/visualizar/