Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 14 de Agosto de 2009 às 11:35
Por: Sergio Guimarães

    Imprimir


Durante a primeira semana de agosto (3 a 8), a população de São José do Rio Claro recebeu orientações dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente – Seagrima; da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – Sema e, do Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso, sobre queimadas, suas proibições e os males que causam.

Nesta semana, uma equipe da Sema, juntamente com soldados do Corpo de Bombeiros Militar, estiveram em conjunto com os técnicos da Seagrima, visitando os veículos de comunicação da cidade (rádios, jornais e televisão), fazendo esclarecimentos à população sobre as queimadas.

O mês de agosto é considerado um dos mais críticos para a pratica deste costume ilegal, pois, nesta época, o clima é caracterizado por uma longa estação seca ou estiagem, com índices de umidade relativa do ar entre 30% e 10%. As condições atmosféricas são favoráveis à propagação de incêndios, apresentando altas temperaturas. Fato que se intensifica a medida que a estiagem se estende.

Com o ressecamento da cobertura vegetal, que constitui o material combustível para os incêndios, os fortes ventos que se formam, pelas diferenças de pressões atmosféricas, notadamente no período de 10 horas da manhã até as 17 horas, constituem o somatório de fatores que cria um cenário propício à formação de incêndios, que podem atingir velocidades de propagação muito altas e com intensidade das chamas muito perigosas para realizar o combate direto.

Segundo o técnico da Sema, Décio Capelari, o período proibitivo de queimadas teve início no dia 15 de julho e vai até 15 de setembro, podendo ser prorrogado em razão das condições climáticas. “Neste período, quem for pego ateando fogo pode receber multas que variam de R$ 1 mil por hectare nas áreas abertas a R$ 1,5 mil por hectare nas áreas de florestas, além de ser preso e responder criminalmente por isso”, afirmou. Nesses casos a pena é de até 4 anos de prisão, estabelecida por Lei Federal.

Parceria com Resultados

A parceria firmada pela Seagrima com a Sema, constitui na orientação e prevenção dos focos de queimada, onde, a secretaria esta funcionando como veículo de orientação e posto de coleta dos formulários dos interessados em realizar queimadas autorizadas, além de atuar em conjunto com a Vigilância Sanitária Municipal – Visa, nas fiscalizações. Conforme a Coordenadora da Visa, Sélia Moretti, o trabalho se concentra na orientação, “Somente no caso de reincidência a Visa efetua a notificação e possíveis lavraturas de multas, com encaminhamento ao Ministério Público”, falou.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Jader José Borges, disse que a prefeitura disponibiliza 24 horas por dia um caminhão pipa para atender as eventuais ocorrências que possam acontecer, visando evitar um mal maior. São José do Rio Claro ocupa hoje a 20ª posição em focos de queimadas em Mato Grosso, segundo o site do Centro de Pesquisas de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC, com 179 focos detectados no período de 01.01.2009 à 04.08.2009. “Nosso objetivo é diminuir ao máximo esses números”, frisou Jader.

Para o prefeito municipal, Dr. Massao Watanabe (PR), evitar queimadas é uma questão de saúde pública, segundo ele, dentre os efeitos da poluição atmosférica sobre a saúde humana, já medidos em pesquisas científicas, destacam-se: mortalidade (em todas as idades, infantil, neonatal), bronquite – crônica e aguda, asma, doenças respiratórias, doenças cardiovasculares, dentre outras. “Evitando queimadas esvaziamos os hospitais e Pronto Atendimentos”, falou.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155422/visualizar/